Ser o próprio patrão é o sonho de milhares de brasileiros. Mas fazer isso dentro de uma estrutura que permita mais segurança, organização e a possibilidade de utilizar uma marca já existente no mercado é a realidade daqueles que optam por fazer isso dentro do sistema de franquias. Buscando ajudar os empreendedores que desejam dar os primeiros passos ou melhorar suas atividades neste mercado, o Sebrae e Associação Brasileira de Franchising (ABF) vem disponibilizando trilhas de conteúdo 100% online e gratuitas estruturadas por consultores e especialistas das duas instituições.
Até o momento quatro trilhas online estão disponibilizadas de forma gratuita no Portal da parceria, para quem já é ou quem deseja ser franqueado ou franqueador. Nelas, os empreendedores encontram orientações sobre as atividades, legislação, gestão, finanças, marketing digital, entre outros conhecimentos, além da apresentação de casos de sucesso. O portal também disponibiliza orientações sobre outras capacitações e consultorias do Sebrae e da ABF, artigos sobre o segmento e canais de atendimento online.
De acordo com o analista da Unidade de Competitividade do Sebrae/CE, Rogério Morais, a ideia é levar conhecimento para os empreendedores e futuros empresários de forma mais acessível e facilitada. “Acreditamos que este conjunto de soluções permitirão aos empreendedores se preparem adequadamente para empreender ou ampliar seus negócios de forma mais segura”, avalia o analista.
Sobre a ABF e o segmento
A Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O segmento registrou um faturamento anual superior a R$ 240 bilhões em 2023. O número representou um crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período de 2022.
O segmento também registrou no ano passado mais de 195 mil operações e mais de 3.300 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil, além de gerar mais de 1,7 milhões de postos de trabalho no país.