A Secretaria da Diversidade do Ceará (Sediv) realiza hoje (sexta, 20.9) o seminário “Viver+ Construindo uma Saúde Mental para Pessoas LGBTI+”, no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), em Fortaleza. O evento visa discutir o contexto das políticas de saúde mental para a população LGBTI+ e os desafios enfrentados em relação à saúde mental dessa comunidade.
A programação inclui a palestra da professora Jaqueline de Jesus, Doutora em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB) e coordenadora do estudo SMILE Brasil, reconhecida como Pesquisadora Destaque Brasileira 2024 pela Brazil Conference at Harvard & MIT. Ela apresentará pesquisa internacional sobre a saúde mental das minorias sexuais e de gênero, abrangendo experiências de vida de pessoas LGBTI+ no Brasil, Quênia e Vietnã.
A secretária da Diversidade, Mitchelle Meira, junto com Teresa Gomes, assistente social da diretoria de assuntos estudantis do IFCE, conduzirá o debate, anunciado como espaço de reflexão e construção coletiva. O seminário terá a participação de especialistas renomados e representantes de diversas áreas, que tratarão de soluções e estratégias para promover o bem-estar da população LGBTI+.
Além de Jaqueline de Jesus, outros especialistas também participarão da mesa de debate, incluindo:
– Francisco Theofilo de Oliveira Gravinis, vice-pPresidente do CRP 11;
– Hugo Nogueira, psicólogo do Centro de Referência LGBTI+;
– Igor Gomes, Coordenador da Comissão de Cuidados em Saúde para a População LGBTI+ e representante do Conselho Regional de Farmácia;
– Valéria Mendonça, Orientadora da Célula de Atenção à Saúde das Comunidades Tradicionais e Populações Específicas LGBTQIAPN+.
O seminário “Viver+ Construindo uma Saúde Mental para Pessoas LGBTI+” é um espaço aberto para todas as pessoas interessadas em discutir soluções para os desafios relacionados à discriminação, LGBTfobia e saúde mental, promovendo uma sociedade mais saudável e inclusiva para todos.