Do site Brasil 247:
A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen (foto), fez neste domingo (4.1) um duro protesto contra a ameaça de roubo da Groenlândia pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Devo dizer isto muito claramente aos Estados Unidos: não faz absolutamente nenhum sentido falar em qualquer necessidade de os Estados Unidos anexarem a Groenlândia. Os Estados Unidos não têm base legal para anexar um dos três países do Reino da Dinamarca”, escreveu a primeira-ministra na rede social X.
De acordo com a publicação, “o Reino da Dinamarca — e, portanto, a Groenlândia — é membro da OTAN e, consequentemente, está coberto pela garantia de segurança coletiva da Aliança”. “Já existe um acordo de defesa entre o Reino da Dinamarca e os Estados Unidos que concede aos EUA amplo acesso à Groenlândia. Além disso, o Reino fez investimentos significativos em segurança no Ártico”, continuou Mette.
“Portanto, exorto veementemente os Estados Unidos a cessarem suas ameaças contra um aliado historicamente próximo, e contra outro país e outro povo que declararam muito claramente que não estão à venda.”

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.