O grupo musical cearense Syntagma vai completar 40 anos de carreira em 2026. A formação segue sua trajetória artística como o grupo de câmara em atividade mais antigo do Ceará. Em 11 de dezembro próximo, já iniciará as comemorações da maturidade artística com a apresentação “Syntagma em concerto”. O evento será às 18h30min no Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza (Rua Conde D’Eu, 560 – Centro).
Contemplado com o 13º Edital das Artes da Secult-CE na categoria Manutenção de Grupo, o concerto do Syntagma consiste na culminância do projeto, uma partilha ofertada pelos integrantes ao público cearense. O projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O repertório também se alterna entre a Música Antiga – da Renascença, de J. S. Bach e de Lobo de Mesquita – e a música contemporânea, que aplica elementos da tradição nordestina junto a formas e linguagens musicais do século XX. A principal referência para o repertório nordestino do Syntagma é o compositor Liduíno Pitombeira, um dos fundadores. A performance de obras dedicadas especialmente para o grupo, da autoria de Marcos Paulo Leão, Thiago Almeida, André Vidal e Luizinho Duarte, se soma ao show.
No concerto do próximo dia 11, os músicos do Syntagma fazem um acolhimento diferenciado a pessoas cegas e/ou com baixa visão, recebendo-as com monitor-guia e dando a elas acesso ao palco meia hora antes do concerto, para que possam conversar com os músicos e conhecer de perto os instrumentos musicais, vivenciando suas formas e sonoridades de maneira mais plena. Além disso, durante o concerto será disponibilizado sistema de audiodescrição e programas impressos em braile.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.