O presidente do Tribunal de Contas do Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, e o secretário da Fazenda do Estado (Sefaz), Fabrízio Gomes, assinaram acordo de cooperação técnica entre as instituições para realização de capacitações, formação de comissões técnicas e ações educacionais.
A iniciativa visa a capacitar servidores públicos e sociedade, com a oferta de cursos presenciais, a distância e no formato híbrido; construir comissões para estudos, propostas e desenvolvimento de ações sobre Reforma Tributária, Regime Fiscal, Nova Lei de Licitações e Políticas de Inovação e Sustentabilidade; além de unir as disciplinas eletivas dos dois órgãos (“Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” e “Educação Fiscal”) formando o projeto Trilha de Aprendizagem.
“As duas instituições acreditam fortemente na educação e na cooperação como forças importantes que movem a humanidade. Tenho muito orgulho em dizer que nossa disciplina eletiva está concorrendo a um prêmio nacional, o Innovare 2024. É um poder transformador na área de cidadania, saindo do mero discurso e indo à prática. É emocionante ver professores e jovens estudantes super empolgados e mobilizados. As disciplinas do Tribunal e da Sefaz se complementam e podemos somar forças, trocar ideias e formar debates com o objetivo de levar um serviço de excelência à população”, ressaltou Rholden Queiroz.
“Agradeço ao TCE pela parceria com a Sefaz. Eu acredito na cooperação entre os órgãos e os servidores. Queremos cada vez mais a transparência para entregarmos um melhor produto à sociedade. A gente precisa dos Tribunais de Contas nessa mudança tributária, com essa nova Lei de Licitações, para entendemos os melhores caminhos a serem trilhados. E vamos unir nossas disciplinas eletivas para alcançarmos mais pessoas”, reforçou Fabrízio Gomes.
O Acordo entre TCE Ceará e Sefaz tem como interveniente a Escola de Contas do Tribunal, Instituto Plácido Castelo (IPC). Na ocasião da assinatura, o diretor-geral do IPC, Luis Eduardo Menezes, representou o conselheiro Ernesto Saboia (diretor-presidente). Também estiveram presentes a coordenadora de Educação Continuada, Extensão e Pós-Graduação do IPC, Eloisa Vidal; e a assessora do Gabinete da Presidência do TCE, Meiry Mesquita.
O encontro contou ainda com a presença do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Guilherme França Moraes; da coordenadora Administrativa e Financeira (Coafi), Jayna Nobre; da assessoria da Coafi, Priscila Bertin; e do orientador da Célula de Compras e Contratos, Thiago de Morais de Lima.