Vacinação de cães e gatos pela Secretaria de Saúde de Fortaleza segue até o próximo dia 27

 

A Prefeitura de Fortaleza prorrogou a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos até o próximo dia 27. Realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a iniciativa visa a proteger os animais contra a raiva, vacinando cães e gatos a partir dos 3 meses de idade, com exceção daqueles que estiverem doentes. A campanha teve início em 9 de novembro.

Até a últimta quinta-feira (12.12), 291.391 animais haviam sido vacinados na Capital, sendo 192.328 cães e 99.063 gatos. “A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% dos cães, e, atualmente, alcançamos 66,88%%. Com a ampliação do prazo, esperamos atingir o percentual esperado”, destaca Atualpa Soares, gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos de Fortaleza.

A decisão de ampliar a campanha foi tomada pelo Governo Estadual, seguindo as orientações do Ministério da Saúde

Confira os locais

A vacina também é ofertada no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na Rua Betel, 2890 – Itaperi, de domingo a domingo, das 8h às 16h. Além das Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ), localizadas nos equipamentos abaixo. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h.

Posto de Saúde Aida Santos (Rua Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzón)
Posto de Saúde João Medeiros (Av. Dom Aloisio Lorscheider, 982 – Vila Velha)
Posto de Saúde Paulo Marcelo (Rua 25 de Março, 607 – Centro)
Posto de Saúde Maciel de Brito (Rua 602, 2 – Conj. Ceará)
Posto de Saúde Messejana (Rua Coronel Dionísio Alencar, 264 – Messejana)
Box de Zoonose Autran Nunes (Av. da Liberdade, 65 – Autran Nunes)

Cuidados

Os cães devem ir com coleira e, no caso dos mais agressivos, também com focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte para evitar fugas ou acidentes. Para garantir a segurança, a condução dos animais deve ser realizada por adultos. Animais doentes, com febre, diarreias ou outras enfermidades, assim como as fêmeas gestantes ou amamentando filhotes, não devem ser vacinados.

Raiva

Os sinais clínicos mais comuns da raiva são: mudança no comportamento, aumento da agressividade atacando animais e pessoas, salivação intensa e o animal deixa de se alimentar e beber água. No estágio final da doença, ocorrem convulsões e paralisias.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz