O serviço Vapt Vupt do bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza, inaugurou Sala de Acomodação Sensorial. O espaço foi projetado para oferecer um ambiente mais acolhedor a pessoas autistas e com deficiências ocultas, ajudando a reduzir a ansiedade e o estresse durante os atendimentos.
A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, reforçou a importância da iniciativa. “Este é um equipamento gerido pelo Governo do Estado, que reúne diversos serviços e tem um papel fundamental na inclusão e na cidadania. Agora, com a sala sensorial, ele também se coloca à disposição para acolher e receber bem as pessoas com autismo, além das famílias neurodiversas, que fazem parte da realidade do nosso estado e país”, pontuou.
Para Tamires Fernandes, que trabalha no Vapt Vupt Antônio Bezerra e é mãe de Luigi Raphael, uma criança com autismo, TDAH e deficiência intelectual, levar o filho para os atendimentos sempre foi um desafio. “A gente que acompanha o dia a dia da criança autista sabe que qualquer mudança na rotina pode gerar estresse. Esse ambiente acolhedor permite que ele se envolva em atividades e tenha uma experiência mais tranquila e positiva durante o atendimento”, destaca.
A Sala de Acomodação Sensorial conta com estímulos controlados, como luzes, texturas e equipamentos específicos, que contribuem para a regulação emocional dos usuários. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria da Proteção Social (SPS) e pela gestão das unidades Vapt Vupt, com apoio técnico do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciad), da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).
Dayane Alexandre, mãe de Henry, de três anos, também celebrou a novidade. “Foi uma surpresa chegar aqui e ver esse espaço. Lá fora, ele ficaria agitado, tirando nossa atenção do procedimento. Aqui dentro, ele se sente confortável e à vontade, o que facilita nossa vida”, afirmou.
A primeira-dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, participou da inauguração e ressaltou a importância da inclusão. “Esses equipamentos devem existir em todos os cantos do mundo, porque a gente precisa olhar para inclusão com seriedade e o sucesso dessas iniciativas abre portas para orientar não só a gestão pública, mas também a iniciativa privada, o terceiro setor, os pais, cuidadores e toda a sociedade”.
Vapt Vupt
Os centros de atendimento Vapt Vupt, coordenados pela Secretaria da Proteção Social (SPS), concentram diversos serviços públicos em um só local, incluindo emissão de documentos, regularização de títulos de eleitor e suporte ao consumidor. Fortaleza conta com quatro unidades (Antônio Bezerra, Centro, Messejana e Papicu), além de unidades em Sobral e Juazeiro do Norte. Em média, cada unidade atende 16 pessoas com autismo e deficiências ocultas diariamente.
Unidades
Antônio Bezerra
Endereço: Rua Demétrio Menezes, 3750, ao lado do terminal de ônibus
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas
Telefone: (85) 3207-1500
Centro
Endereço: Shopping Central – Rua Senador Pompeu, 856
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas
Telefone: (85) 3401-2990
Messejana
Endereço: Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, ao lado do terminal de ônibus
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas
Telefone: (85) 3218-5200
Papicu
Endereço: Shopping Riomar Papicu – Av Desembargador Lauro Nogueira, 1500, piso L2
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas
Telefone: (85) 3194-4600
Sobral
Endereço: Rua Coronel José Silvestre, 201 – Centro
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas
Telefone: (88) 3695-3100
Juazeiro do Norte
Endereço: Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8:00 às 17:00 horas
Telefone: (88) 3572-4700
Os agendamentos podem ser realizados AQUI (https://meuvaptvupt.com.br/agendamento)