Vigarice descoberta: lei anti-Nikolas é aprovada em comissão da Câmara

Do jornalista Paulo Motoryn, no The Intercept:

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei 672/2024, dos deputados Chico Alencar e Tarcísio Motta, do PSOL do Rio de Janeiro, que proíbe parlamentares e ocupantes de cargos eletivos de lucrar com publicações nas redes sociais durante o exercício do mandato.

 

O projeto foi criado após uma reportagem do Intercept Brasil revelar que Nikolas Ferreira, do PL de Minas Gerais, deputado mais votado do país em 2022, monetiza conteúdos produzidos com ajuda de sua assessoria parlamentar, que é bancada com verba pública.

 

A investigação mostrou que ele e seu colega bolsonarista Gustavo Gayer, do PL de Goiás, lucravam com vídeos roteirizados, gravados e editados por funcionários do gabinete, transformando sua atuação no Congresso em fonte de renda digital pessoal.

 

O projeto ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça, a CCJ. Como a proposta tramita em caráter conclusivo, ela pode seguir diretamente ao Senado se for aprovada na CCJ e não precisa ser votada em plenário.

 

O texto tipifica como improbidade administrativa a obtenção de vantagem econômica — direta ou indireta — por conteúdo publicado na internet com auxílio de estrutura pública. E ganhou um apelido que escancara o seu alvo, os deputados-influencers: por isso, tem sido chamada nos bastidores de Lei Anti-Nikolas.

 

“É inacreditável! Tem deputado ganhando dinheiro vendendo acesso exclusivo a ‘bastidores do Congresso’”, disseram os autores do projeto nas redes sociais. O texto foi aprovado com parecer favorável da deputada Sâmia Bomfim, do PSOL de São Paulo, relatora na comissão.

 

Se virar lei, a proposta pode mudar radicalmente o modo de operação de parlamentares-influencers, especialmente os que transformaram seus mandatos em plataformas lucrativas de desinformação e autopromoção.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz