Do site da emissora de TV CNN Brasil:
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (9.5) para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a dez anos de prisão por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.
O ministro também condenou o hacker Walter Delgatti a oito anos de prisão pelo mesmo motivo. Ambos foram condenados pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.
Além das penas de prisão, Moraes também determinou que ambos paguem juntos o valor de R$ 2 milhões em indenização. O ministro também determinou a perda do mandato de Zambelli quando o caso transitar em julgado, ou seja, não houver mais como recorrer.
O julgamento ocorre no plenário virtual da Corte, formato no qual não há debates entre os ministros, eles apenas depositam seus votos eletronicamente. A análise do caso vai até a próxima sexta-feira (16). Ainda faltam os votos dos ministros Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia.
Moraes seguiu o entendimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a investigação, eles são acusados de inseriram documentos falsos no sistema do CNJ, entre os documentos, um mandado de prisão contra Moraes.
Segundo a denúncia, a deputada teve “papel central” na ação criminosa e é apontada como “autora intelectual” do ataque cibernético. A PGR afirma que Zambelli “arregimentou” Delgatti, prometendo a ele benefícios em troca da invasão e adulteração de dados no sistema do CNJ.
*** ***
Leia a íntegra neste link.