O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) recebeu hoje (quinta, 10.10) estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Raul Tavares Cavalcante, da cidade de Itaitinga, localizada na Região Metropolitana de Fortaleza, do 1º e 2º ano. A visita integra o projeto O Parlamento e sua História.
A estudante de 15 anos Adrielma Silva, do 1º ano do ensino médio, ressaltou que a visita “foi muito legal” e destacou o acervo do Memorial. Já Rikelvi Oliveira, 17 anos, 2º ano médio, definiu a visita como “brilhante”. Ele elogiou a recepção dos servidores e considerou a estrutura da Alece “maravilhosa”. Rikelvi ressaltou que a visita propiciou novos conhecimentos sobre a história do Brasil, como o direito de votar.
Já o professor de Filosofia Fabiano José disse que o projeto O Parlamento e sua História contribui para a conscientização política do estudante. Segundo ele, o projeto apresenta a importância da política na vida da pessoa e da coletividade. “É importante que o alunos tenham a construção de cidadania através do conhecimento da Assembleia Legislativa, e saber a importância dos deputados que trabalham pelo povo, já que um dia eles vão votar e poder cobrar os seus direitos”, avaliou.
Na visita, os jovens conheceram o Malce e assistiram à exposição “Da Imposição à Cidadania – 1824 a 2024: Dois Séculos de Lutas e de Conquistas”, que marca a comemoração aos 200 anos da primeira Constituição Brasileira.
No período da manhã, o grupo foi acompanhado e orientado sobre o funcionamento da Alece pela equipe do Memorial, composta por Socorro Medeiros, Ivana Abreu, Germana Pontes, Rubens Rocha, Nicole Guedes, Thiago Araújo e Carlos Pontes.
Alunos da EEMTI Deputado Paulino Rocha conhecem a Alece – Foto: Máximo Moura
Já no período da tarde, 40 estudantes do 1º, 2º e 3º ano da EEMTI Deputado Paulino Rocha, do bairro Passaré, em Fortaleza, receberam as boas-vindas do mediador do Memorial, Rodolfo Matos, que explicou o funcionamento da Casa e apresentou o acervo do Malce, com maquetes sobre a história do Ceará e do Brasil.
Os jovens, acompanhados pelas professoras Amanda Barbosa, de Sociologia, e Sara Lisboa, de Língua Portuguesa, também conheceram a exposição “200 anos de Constituição – Da Imposição à Cidadania”, além de fazerem uma caminhada pelo edifício-sede, visitando o Complexo de Comissões Técnicas da Casa.
A professora Amanda Barbosa destacou que uma das funções da escola é ajudar na construção da cidadania dos alunos, e “a vinda deles à Alece apresentou na forma prática o dia a dia dos deputados estaduais, a elaboração e tramitação das leis, tornando essa vivência importante para os jovens”, declarou.
Já a aluna Sophia Rodrigues, 15 anos, do 1º ano, que pretende cursar Arqueologia após o ensino médio, por gostar da disciplina de História, considerou a visita ao Parlamento cearense importante por apresentar detalhadamente a história política do Ceará e do Brasil.
A equipe da tarde que recebeu os alunos é composta por Paulo Roberto Nunes, Edna Pontes, Cléa Menezes, Lígia Farias, Edna Camarço, Isadora Nepomuceno, Sávio Batista, Marcela Loiola, Nicole Guedes, Miguel Rodrigues e Rodolfo Matos.
Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277-3700 e (85) 3277-3707.