Observatório da Mulher Cearense é tema de encontro na Alece

A procuradora especial da mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputada Lia Gomes (PDT), se reuniu com a vice-reitora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Diana Azevedo, e com a presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Janaína Fernandes, para tratar sobre o Observatório da Mulher Cearense (OMCE), instituído na Procuradoria Especial da Mulher (PEM).

No encontro, Lia Gomes apresentou o trabalho do órgão, assim como as atividades realizadas no Observatório. Entre os destaques, a procuradora citou o atendimento às mulheres vítimas de violência, realizado tanto de forma presencial quanto on-line – por meio do Zap Delas-; a expansão do projeto de procuradorias municipais; e a promoção de encontros voltados à conscientização da violência de gênero.

O aspecto central da reunião foi o OMCE, uma iniciativa da PEM que tem o propósito de compartilhar e monitorar dados que impactam a vida das mulheres cearenses, com análises, pesquisas e estatísticas relevantes para construir conhecimentos que impulsionem a mudança e a elaboração de políticas públicas mais eficazes e realistas em defesa das mulheres cearenses.

De acordo com a coordenadora da Procuradoria, Érica Praciano, a expectativa é que do encontro possa surgir uma cooperação para ampliação dos dados disponíveis no OMCE. “Nós estamos conversando para estabelecer uma parceria com a Universidade

com o objetivo de criação de um repositório de artigos sobre a questão do enfrentamento à violência contra a mulher, como também estabelecer parcerias com professores, alunos, ou seja, o corpo acadêmico para realizar análise qualitativa dos dados extraídos” explicou.

SOBRE A PEM

Criada em 2012, a Procuradoria Especial da Mulher atua na de promoção de ações e projetos voltados aos direitos das mulheres, à luta pela igualdade de gênero e o combate a todas as formas de violência e discriminação contra as mulheres.

O combate à violência de gênero está entre as principais áreas de atuação da Procuradoria. Nesse aspecto, a problemática é trabalhada em diferentes frentes, que vão desde o atendimento àquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade, até campanhas de conscientização para diversos públicos.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz