Deputado federal cearense já tem neste ano gastos no mandato próximos a R$ 800 mil

O deputado federal Danilo Forte (PP) já utilizou nestes primeiros cinco meses de 2026 R$ 798 mil das verbas garantidas pela Câmara federal para o exercício do mandato parlamentar. Isso corresponde a 41% do que tem direito, conforme a legislação. O valor estimado para o ano inteiro, considerando as rubricas de despesas, R$ 1,92 milhão. Danilo costuma figurar entre os integrantes do Legislativo que mais usam os recursos.

Em 2024, por exemplo, Danilo Forte esteve entre os 15 maiores gastadores do País na Câmara.

Os recursos para o exercício dos mandatos são assegurados pela Constituição. Os gastos de Danilo se distribuem entre cota parlamentar (incluindo segurança, carro, passagens aéreas, manutenção de escritório no Ceará e divulgação de ações), verba de gabinete (compreendendo salários e encargos trabalhistas para até 25 secretários parlamentares) e viagens oficiais (cabível a compromissos nacionais ou internacionais – nesse caso, tem somente um registro, num evento oficial em Nova York). Em Brasília, ele usa um apartamento funcional da Câmara e não tem, por isso, restituição de valores gastos com aluguel.

***

Danilo assinou proposta que mantém a jornada de trabalho 6×1 por mais 10 anos, criando jornada de 52 horas. Foi um posicionamento contrário aos interesses dos trabalhadores e das famílias. Com medo da repercussão do gesto e da reação popular, o deputado recuou, fez pronunciamento nas redes sociais e retirou a adesão. Outros parlamentares seguiram o mesmo caminho.

***

Sobre Danilo Forte há um aspecto específico: ele é citado como representante e encaminhador na Câmara de ações e propostas de interesse de grupos bilionários do setor de energia eólica.

Está à frente, portanto, das demandas e da articulação pela busca de lucro de um segmento que dá poucos empregos e que altera características ambientais das regiões onde se instala.

O parlamentar está sendo agora relacionado a uma manobra que pode prejudicar a todos os brasileiros, e em especial os cearenses, em favor de uma empresa, a Casa dos Ventos, do bilionário Mário Araripe. Ele tem atuado para tentar cancelar um leilão de energia do governo federal – o Lrcap 2026 – que garantiu para o Ceará investimentos de R$ 10 bilhões e mais de 5 mil empregos na construção de usinas termelétricas e de mais um píer no Porto de Pecém para receber gás natural no estado.

Até o momento, no entanto, essas iniciativas vêm sendo derrotadas na Câmara dos Deputados, nos órgãos de controle, como o TCU, e no Poder Judiciário, que recusou todas as ações que poderiam cancelar o leilão. As ações judiciais foram assinadas pela esposa do deputado, Fernanda de Paula, que vem sendo acusada de firmar contratos sem licitação de R$ 8,2 milhões com prefeituras municipais.

Veja abaixo comentário do jornalista Tiago Pavinatto, do site Metrópoles:

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias e opiniões que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz