Debate entre Evandro e Sarto isola bolsonaristas da cena pré-eleitoral e põe no lixo o ramerrame da direita

Debate entre Evandro e Sarto isola bolsonaristas da cena pré-eleitoral e põe no lixo o ramerrame da direita

Artigo do jornalista Roberto Maciel, editor do portal InvestNE:

Abriu-se a interessante, oportuna e sempre necessária temporada de debates políticos em Fortaleza. A aproximação das convenções partidárias e mesmo a da votação assim determina.



*** ***

Neste domingo, Dia das Mães, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará bateu forte na fala do prefeito José Sarto (PDT). Evandro Leitão (PT), virtual candidato ao Paço Municipal, havia anunciado que, se eleito, pretende acabar com a taxa do lixo, instituída por Sarto. O prefeito não gostou e, em defesa do tributo que está cobrando dos cidadãos, atacou e chamou o adversário de “hipócrita”..

Evandro reagiu assim: “Sarto volta a me atacar simplesmente porque critiquei a Taxa do Lixo, que ele criou, mentindo para a população dizendo ter sido obrigado a fazer isso. Ele se irrita porque sabe que isso não é verdade. E também não aceita eu ter me comprometido a acabar com essa taxa, que não melhorou em nada a limpeza da cidade”.

O petista foi mais longe – agora se dirigindo pessoalmente ao prefeito: “Repito, Sarto: nenhuma lei te obrigou a criar a Taxa do Lixo. Você criou porque quis, penalizando a população. E também repito: irei acabar com ela. E não entrarei na sua baixaria te chamando hipócrita, como você fez. Deixa a própria população, penalizada com sua taxa, fazer isso”.


Essa querela, além de antecipar o clima intenso (e tenso, possivelmente) da campanha, isola do debate os candidatos direitistas Wagner Sousa, André Fernandes e Eduardo Girão. O primeiro só fala de segurança, o segundo só fala de Bolsonaro e o terceiro só fala de aborto.

Aí fica mais fácil, muito mais fácil, conduzir um confronto plural e diversificado e qualificar as interações.