“Capou o gato!” (e o cão): Pet Ceará Móvel faz 10 mil castrações em 4 meses de serviços gratuitos

“Capou o gato!” (e o cão): Pet Ceará Móvel faz 10 mil castrações em 4 meses de serviços gratuitos

O Governo do Ceará alcançou 10 mil castrações de cães e gatos realizadas gratuitamente por meio do serviço Pet Ceará Móvel. A castração de número 10 mil foi feita no bairro Vila Peri, em Fortaleza, onde uma das unidades está instalada para atendimentos. A ação contou com as presenças do governador Elmano de Freitas e do secretário da Proteção Animal, David Rattacaso, entre outras autoridades.

Luna, de 10 meses, foi a escolhida para simbolizar a marca. A cadela SRD (Sem Raça Definida) foi resgatada pela ONG Abrace após ser encontrada no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, e agora está no lar temporário da Abrace. Após a castração e outros atendimentos no Pet Ceará Móvel, Luna ficará disponível para adoção. Mais informações sobre a adoção no Instagram da Secretaria da Proteção Animal (@sepaceara).

Pet Ceará Móvel

Lançado em maio deste ano, o Pet Ceará Móvel, serviço veterinário coordenado pela Sepa, soma mais de 30 mil procedimentos realizados, incluindo as 10 mil castrações, 9 mil consultas e vacinação. Além disso, também foram distribuídas mais de 27 mil coleiras antiparasitárias.

O governador considera que a iniciativa tem sido exitosa para a garantia do bem-estar e proteção animal no Ceará. “É uma política pública assertiva que tem uma demanda enorme da sociedade. As pessoas criam seus gatos e cachorros com muito carinho, mas muitas não têm condição financeira para pagar consulta, castração ou outra cirurgia. O objetivo é que todos os municípios sejam contemplados com a política de Proteção Animal”, afirma Elmano de Freitas.

Escolher amar e cuidar

O abandono de Luna é parte do histórico descontrole populacional de animais nas ruas, com destaque para cães e gatos. Entretanto, novos capítulos da vida dos bichinhos são escritos por pessoas como a consultora Izabele Nogueira, 32, moradora da Vila Peri.

Ela resgatou a SRD Bárbara, de 11 meses, em outubro do ano passado. “Eu a resgatei próximo ao meu trabalho, na região do Anel Viário, uns dias depois dela nascer”, lembra Izabele, que cadastrou Bárbara nesta quinta-feira para a castração.

Hoje, a grande porte de pelos dourados e olhos curiosos tem um lar onde vive saudável e protegida pelo cuidado e amor da família de Izabele. “Ter esse serviço [Pet Ceará Móvel] é muito bom, porque existem muitos bichinhos abandonados, fêmeas procriam sem controle, e muitos também morrem atropelados”, diz.

O Pet Ceará Móvel é um serviço itinerante e já passou por 25 bairros da Capital e 8 municípios do Interior. O equipamento também visitou dois abrigos de animais. Cada unidade fica duas semanas no mesmo local, de forma a assegurar a assistência dos animais castrados, que precisam tirar pontos e passar por revisão.

A previsão da Sepa é disponibilizar 9 unidades móveis simultaneamente em todo o estado, quando os equipamentos e serviços estiverem em plena execução.

Segundo o secretário David Rattacaso, as ações da Sepa alcançaram, até o momento, mais de 64 municípios cearenses, com programas como o Ceará Pet Móvel e Vet+Ceará, que conta com 17 clínicas veterinárias credenciadas.

Rattacaso avalia o impacto de oferecer serviços gratuitos como a castração. “A castração é um serviço de atenção veterinária básica, é a primeira ação que nós temos que fazer para a saúde e bem-estar animal. Com isso, vamos fazer o controle populacional desses animais e evitar futuros casos de abandono”, enfatiza o titular da Sepa.

Também moradores da Vila Peri, Antônia Pompeu Costa, 47, e Pedro Henrique Pompeu, 22, são tutores da gatinha Ari, de 8 anos, que foi agendada para atendimento clínico no Pet Ceará Móvel. Mãe e filho relatam que começaram a cuidar da felina após o falecimento da primeira tutora.

“A dona dela morreu e, em seguida, a filha abandonou a Ari e outros gatos, então trouxemos ela para casa”, conta Pedro. “Esses serviços são muito caros, e muita gente não tem dinheiro para pagar. Esse apoio é importante para a gente”, completa Antônia, que cuida de mais oito gatos.

Cristiane Angélica, fundadora da ONG Abrace, destaca a importância das políticas públicas para conscientização sobre bem-estar e proteção dos animais. Para a protetora animal, a conexão com os bichinhos pode nos tornar mais humanos. “Luna sofreu abandono e maus-tratos desde a gestação da mãe dela, nasceu dentro de uma mata e sofreu muito. Mas, hoje ela está aqui, vitoriosa, vai fazer a castração graças ao Pet Móvel, para conseguir uma adoção”, reforça Cristiane.

Após castração e outros atendimentos no Pet Ceará Móvel, Luna ficará disponível para adoção

Vet+Ceará

A população cearense também conta com o Vet+Ceará, que visa clínicas veterinárias aptas à prestação de serviços de atendimento e assistência veterinária a cães e gatos. O programa presta atendimento gratuito a tutores cearenses registrados no CadÚnico ou protetores cadastrados na Sepa.

Para ter acesso aos serviços é necessário cadastro prévio no site https://www.protecaoanimal.ce.gov.br/.