A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza nesta terça-feira (17/09), a partir das 17 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao Dia Estadual do Maracatu, celebrado em 25 de março.
De acordo com o deputado Renato Roseno (Psol), requerente da solenidade, a data está instituída no Calendário Oficial do Estado do Ceará por meio da Lei n.º 18.641/23 e coincide com a Data Magna do Ceará, alusiva à abolição da escravatura na então Província do Ceará. “O maracatu é a mais tradicional dança dramática de origem afrodescendente, presente de forma destacada na cultura do estado do Ceará”, afirma Renato Roseno.
O parlamentar salienta ainda as características do maracatu: “Seus cortejos são formados por baliza, porta-estandarte, índios brasileiros e nativos africanos, negras e baianas, negra da calunga, negra do incenso, balaieiro, casal de pretos velhos, pajens, tiradores de loas e batuqueiros, em reverência a uma rainha negra e sua corte real”.
A sessão solene também celebra os 20 anos do Maracatu Nação Fortaleza, criado em 25 de março de 2004 a fim de “inserir crianças e adolescentes no ambiente da cultura afro-brasileira com o intuito de trazer a participação efetiva das novas gerações, dando continuidade ao trabalho e dedicação dos antigos mestres do maracatu cearense”, explica o deputado.