O governo do Ceará entregou adutora do município de Pedra Branca, no Sertão Central. Com investimento superior a R$ 22 milhões, a estrutura beneficiará mais de 25 mil pessoas em um local com dificuldade histórica de abastecimento. A obra foi realizada pela Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra).
“Tenho muito orgulho de estar aqui. Nasci em Baturité e peguei a seca de 1978 até 1983. Lembro, como hoje, que lá em casa tinha um tanque e minha família pegava a fila do carro pipa porque não sabíamos quando ele poderia voltar com água para a gente. Esse governador sabe o que é escassez e tenho muito orgulho de dizer que esse tempo acabou em Pedra Branca. Estamos fazendo uma obra no açude de Banabuiú. Essa água de lá vai chegar aqui também, na sede e em quatro distritos. A obra já começou e vai chegar aqui a água tratada e de qualidade. Água tratada é saúde para as pessoas”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Com 27,68 km de extensão, o sistema de abastecimento irá captar água diretamente do açude Cachoeira dos Germanos, localizado no município de Quixeramobim.
Titular da Secretária dos Recursos Hídricos (SRH), Ramon Rodrigues garantiu o compromisso da SRH e de suas vinculadas com a segurança hídrica da população cearense. “Só vemos a falta que a água faz quando ela acaba. Tivemos aqui uma das cidades que mais necessitou de trabalho para que não faltasse água. Essa política de água só possui essa garantia, esse reconhecimento a nível mundial, por conta do trabalho de continuidade visto neste Governo. A Secretaria dos Recursos Hídricos está aberta à população cearense, garantindo água para esse povo sofrido, mas também batalhador”, disse.
Prefeito de Pedra Branca, Matheus Gois, agradeceu por todo o apoio por parte do Governo do Estado para a realização do sonho da adutora no município. “Estamos realizando hoje o maior sonho do nosso povo. Estou muito feliz em inaugurar mais essa conquista. Conseguimos isso graças ao apoio do então governador Camilo, do governador Elmano e do presidente Lula. Só temos a agradecer por todo esse apoio e a continuidade do trabalho de todo esse grupo”, comemorou.
Superintendente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Yuri Castro se emocionou ao lembrar das dificuldades vividas pela população de Pedra Branca por conta da escassez de água. “Essa inauguração me causa muita emoção. Eu também vivi a pior seca que nós tivemos na história. Ao todo, fizemos mais de 300 poços no município, só na sede foram 110, pois não havia outra solução. Tenho a certeza que essa adutora vai trazer segurança hídrica para essa população”, contou.
Momento histórico
Casados há 49 anos, Agripino Luís de Carvalho e Maria do Socorro assistiram de camarote, a calçada de casa, a solenidade que marcou a inauguração da adutora em Pedra Branca. “É algo que vai ajudar bastante, sem dúvidas. É uma alegria e também uma obra que nos deixa muito satisfeitos. Teremos uma água boa, de maior qualidade”, comentou o casal.
Vicente da Paixão, nascido e criado no município, resumiu a chegada da adutora em uma frase marcante: é um momento histórico. “Tenho certeza que esse momento histórico será benéfico para a população do município e também da região. É uma obra esperada por todos há muito tempo”, afirmou.