A Célula de Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, nesta quarta-feira (25.9) o evento “Roda de Conversa Todos Juntos pela Vida”, atividade de prevenção ao suicídio da campanha Setembro Amarelo. A ação teve como facilitadoras as psicólogas Mayara Rios e Quézia Moraes, integrantes da célula.
Mayara Rios destacou que já faz parte do calendário do Comitê a realização de ações de prevenção ao suicídio durante o mês de setembro. Ela observou que o período enseja a atenção à saúde mental e ao autocuidado. “A gente costuma fazer sempre essa roda de conversa pra falar do respeito à vida, e também falar sobre o adoecimento emocional, mental, e a respeito da prevenção ao suicídio”, disse.
A psicóloga destacou que a Célula de Práticas Sistêmicas Restaurativas realiza rodas de conversas sobre várias temáticas durante o ano todo, sendo que em setembro é essa a principal temática. “Nós vamos apontar sinais e sintomas que podem ser sentidos por pessoas que estão em depressão ou que estão com ideias suicidas. Dessa forma, ficamos atentos a esse adoecimento às vezes até em si próprio ou em alguém da família ou um amigo”, pontuou .
Através da identificação dos sinais, segundo a psicóloga, é possível trabalhar a questão da prevenção e saber o que fazer nestes casos. “Quando alguém próximo ou quando você está adoecido emocionalmente é possível realizar uma terapia. Há como prevenir e ter uma vida saudável quando se investe na saúde mental, evitando que se chegue nesse ponto de adoecimento”, ponderou.
A facilitadora Quézia Moraes considerou que um dos recursos para a prevenção ao suicídio é conversar sobre o assunto, como se propõe a roda de conversa que foi realizada. “É necessário que no nosso convívio nós façamos esse exercício da sensibilidade de olhar pro outro e perceber algum comportamento que fuja do padrão. Nós devemos estar abertos a ouvir um ao outro pra que a gente consiga indicar os caminhos do autocuidado, uma busca por um atendimento de psicoterapia e por ações de qualidade de vida”, afirmou.
Conforme salientou Quézia Moraes, a campanha “Todos Juntos Pela Vida” demonstra que há unidade nesta causa de cuidar de si e uns aos outros e promover vida e saúde. Segundo ela, todos nós somos sujeitos singulares. “Então, se vemos uma pessoa que geralmente é mais extrovertida e aí ela passa a ser um pouco mais retraída, ou quando percebemos algum tipo de déficit na produtividade do dia a dia dessa pessoa, ou na maneira como ela se comunica e há uma mudança muito grande nisso, esses são indicativos pra que a você tenha esse olhar mais cuidadoso com essa pessoa”, considerou.
Durante o mês de setembro também foram realizadas blitz educativas nos setores da Casa, levando informações sobre o Setembro Amarelo e promoção de saúde.
Serviço
A Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas desenvolve iniciativas com foco na saúde mental, questões socioemocionais, comunicação não violenta, vivências pessoais e desenvolvimento sistêmico com o público interno e externo. Também realiza atendimentos sistêmicos individuais e grupos de exercícios sistêmicos, efetivando estratégias de autoconhecimento e autocuidado.
A Célula de Psicologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Alece realiza, de segunda à sexta-feira o plantão psicológico. Já a Célula de Saúde e Segurança do Trabalho desenvolve o Programa de Saúde e Bem Estar.