Candidata a ser uma das sedes da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, a Arena Castelão recebeu a delegação técnica da Federação Internacional de Futebol (Fifa), que está visitando as 12 cidades candidatas a serem sedes para avaliar capacidades de receber o torneio.
O secretário do Esporte do Ceará, Rogério Pinheiro, falou sobre o desejo de receber mais uma competição internacional. “Estamos entusiasmados com a visita da FIFA. Apresentamos nossas instalações e o que temos de melhor em nossa cidade para receber a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Esse evento irá empoderar ainda mais nossas meninas que brilham no futebol e amam a modalidade. Queremos receber esse grande evento em nosso estado”, disse.
“É com grande alegria e confiança que recebemos a comitiva da FIFA para a inspeção na Arena Castelão. O estado do Ceará e o nosso principal equipamento esportivo atendem a todos os requisitos para sediar a Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027. Com a liderança do governador Elmano de Freitas, o estádio tem passado por diversas melhorias e estamos prontos para acolher essa celebração histórica do futebol feminino, promovendo também a igualdade de gênero”, destacou a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero.
A delegação técnica da FIFA inspecionou e coletou informações sobre o estádio e outras infraestruturas necessárias ao torneio. As visitas às candidatas a cidades-sede e aos estádios ocorrerem entre 25 de setembro e 11 de outubro.
“Estamos orgulhosos de visitar 12 opções viáveis e agradecemos a todas as cidades candidatas a sede pelo seu comprometimento e entusiasmo. A infraestrutura está pronta, mas essas visitas são uma oportunidade de mostrar à FIFA os muitos outros benefícios de sediar a Copa do Mundo Feminina em cada cidade – do ponto de vista esportivo, é claro, mas também em termos de impacto social na comunidade, aspectos comerciais e intercâmbio cultural. Nosso objetivo é que a FIFA saia dessa inspeção confiante de que o Brasil será o palco perfeito para as melhores jogadoras do mundo brilharem em 2027”, disse a gerente da Fase de Planejamento Inicial da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027, Valesca Araújo.
“Estamos muito ansiosos para trazer o torneio pela primeira vez para a América do Sul e, em particular, para o Brasil. Nossa equipe de especialistas técnicos analisará e avaliará os estádios do ponto de vista operacional, incluindo como o estádio é administrado atualmente, a infraestrutura existente e os espaços disponíveis. Outro aspecto importante é entender como as cidades usariam a Copa do Mundo Feminina da FIFA para causar impacto positivo em suas comunidades locais e, em particular, para incentivar meninas e mulheres a se envolverem com o futebol”, destaca Rhiannon Martin, chefe do Departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA.
“A equipe de especialistas da FIFA avaliará, além d os estádios, os transportes, os aeroportos e a infraestrutura técnica. Uma nova rodada de inspeções será realizada em novembro, com foco nas instalações de treinamento e nos hotéis das equipes. É necessário um mínimo de oito estádios para sediar o torneio.
O anúncio das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 está previsto para o início de 2025.
As cidades e os estádios candidatos são (em ordem alfabética)
○ Belém: Estádio Mangueirão
○ Belo Horizonte: Estádio Mineirão
○ Brasília: Estádio Nacional
○ Cuiabá: Arena Pantanal
○ Fortaleza: Arena Castelão
○ Manaus: Arena da Amazônia
○ Natal: Arena das Dunas
○ Porto Alegre: Estádio Beira-Rio
○ Recife: Arena de Pernambuco
○ Rio de Janeiro: Estádio do Maracanã
○ Salvador: Arena Fonte Nova
○ São Paulo: Arena de São Paulo