A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) promove hoje, sexta-feira (11.10), sessão solene para celebrar o Dia do Médico Veterinário, que transcorreu em 9 de setembro. O evento começa às 9h, no Auditório Murilo Aguiar, no edifício-sede.
A cerimônia atende solicitação dos deputados Missias Dias (PT), De Assis Diniz (PT), Antônio Henrique (PDT), Cláudio Pinho (PDT), Queiroz Filho (PDT), Leonardo Pinheiro (Progressistas) e Larissa Gaspar (PT).
Para Missias Dias, a data reconhece esses profissionais que estão presentes no dia a dia da população brasileira, expandindo sua atuação para além dos cuidados com a saúde dos animais. “Ao longo de décadas, com as transformações econômicas e sociais ocorridas, como o crescente número de animais de companhia e de produção, o médico veterinário se tornou um profissional com diversas áreas de atuação, como o atendimento clínico, cirúrgico e reprodutivo de pequenos e grandes animais, além da área da educação, do controle de saúde de rebanhos ou fiscalização de empresas que vendem ou reproduzem animais”, frisou o parlamentar.
Foi no dia 9 de setembro de 1933, por meio do Decreto n.º 23.133, que o então presidente Getúlio Vargas criou a normatização para a atuação do médico veterinário e para o ensino da profissão no País.
Durante a solenidade, profissionais da área com atuação no estado do Ceará serão homenageados por serviços prestados na medicina animal, produção animal e saúde pública.