Artigo do ex-vereador e ex-deputado Acrísio Sena, historiador:
O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio anunciou hoje (12) o apoio ao candidato André Fernandes. Um ato lamentável, que, sem dúvida, mancha sua imagem, cobrindo-a de mágoas e incoerências. Conheço muito bem a história recente de Fortaleza. Fui presidente da Câmara Municipal e apoiei Sarto no segundo turno contra a ameaça fascista do Capitão Wagner. Posso destacar as inúmeras contradições e omissões da carta patética de Roberto Cláudio.
Vamos a elas:
O ex-prefeito esqueceu de dizer que grande parte das obras estruturantes da sua gestão só foi realizada devido ao apoio decisivo do governador Camilo Santana. Um aporte bilionário em obras como o IJF2 e a urbanização de praças, escolas e parques. Ao invés de se voltar contra o PT, Roberto não menciona que nos 12 anos dos governos do seu grupo, Fortaleza se tornou uma das cidades mais desiguais do Brasil. Ostentando milionários e miseráveis convivendo no mesmo território.
A raiva do ex-prefeito não o deixou perceber que a derrota do PDT em Fortaleza se deu principalmente por causa da ausência de um gestor, falta de diálogo e total incompetência em questões básicas como urbanismo, resíduos e medicamentos. A população reconheceu o péssimo trabalho do prefeito Sarto que só apareceu às vésperas das eleições para assediar servidores públicos e se ridicularizar nacionalmente.
Quero afirmar também que temos orgulho do legado da ex-prefeita Luizianne Lins. Tivemos problemas sim, mas no geral conseguimos olhar para a periferia da capital e criar programas exitosos como os CUCAs, Hospital da Mulher e o terceiro turno nos postos de saúde, além de 16 PCCs de servidores. Na política temos que ter posições firmes e coerentes, assumindo as consequências das nossas ações.
Se o grupo de Roberto Cláudio resolveu abraçar definitivamente uma candidatura bolsonarista, jogando no lixo bandeiras históricas de Leonel Brizola, não vejo sentido dessas lideranças continuarem a ocupar ministérios e cargos no governo Lula. É hora de seguir junto com Bolsonaro para futuras disputas. O mesmo presidente que Roberto Cláudio acusou, no período da pandemia, de negligenciar a distribuição de vacinas e ser co-responsável por milhares de mortes em Fortaleza. Roberto fez sua opção. Escolheu um candidato sem projeto ou experiência, que transborda machismo, truculência e todo tipo de despreparo.
A população de Fortaleza dará sua resposta no dia 27 e a história julgará as contradições e mágoas de RC.