A Enel, distribuidora de energia no Ceará, montou plano operacional dedicado à realização do segundo turno das eleições municipais, neste domingo, 27.10, em Fortaleza e Caucaia. Além do efetivo que estará mobilizado para atuar de forma prioritária em ambos os municípios, como eletricistas, técnicos de segurança, engenheiros e gestores, a distribuidora contará também com as equipes do Centro de Operações, atuando no acompanhamento de cargas, linhas e subestações, no monitoramento de ocorrências e no gerenciamento, de forma estratégica, das equipes em campo.
Além disso, a distribuidora seguirá com o comitê estratégico juntamente com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que permitirá o monitoramento e o gerenciamento das demandas durante a realização da votação. “Com o apoio da equipe do TRE-CE, foi feito um levantamento dos endereços de todos os 800 locais de votação em Fortaleza e Caucaia para que as nossas equipes fizessem o mapeamento de cada ponto. Isso nos permitirá monitorar, em tempo real, o fornecimento de energia nesses endereços para, em caso de alguma ocorrência, atuar de forma assertiva, agilizando o atendimento”, avalia Marcelo Gomes, responsável de Manutenção da Enel Ceará.
A companhia também manterá equipes específicas de prontidão para fazer a interlocução com os demais órgãos públicos, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, em caso de necessidade. O plano ainda contemplou serviços de manutenção preventiva realizados em todo o Estado, como podas, inspeções termográficas e visuais e substituições de equipamentos. Somente nos meses de agosto e setembro deste ano, foram realizadas mais de 71 mil podas e outros 7,6 mil serviços de manutenção no Ceará com foco dar mais confiabilidade e realizar melhorias na rede elétrica para a eleição. A distribuidora também manterá duas subestações móveis e outros equipamentos como geradores e inversores, em pontos estratégicos, que poderão ser acionados em casos emergenciais para garantir o fornecimento de energia.
Em parceria com a Climatempo, a Enel também está acompanhando as previsões para as condições climáticas dos próximos dias. Com os dados, a companhia consegue verificar possíveis ocorrências na rede elétrica a partir de chuvas, ventos fortes, raios e até queimadas e agir de forma mais eficiente. “Com esses dados, conseguimos nos preparar de forma antecipada, direcionando nosso efetivo em campo para as áreas que poderão ser mais afetadas, por exemplo. Isso nos possibilita atender com mais agilidade e restabelecer o serviço para o nosso cliente o quanto antes”, diz Marcelo.