O longa-metragem cearense “Mestras” volta a percorrer municípios do Interior neste mês de novembro, após estrear em Limoeiro do Norte, Umari, Canindé e Meruoca, em agosto. Em 16.11, sábado, o filme que retrata os saberes e fazeres de cinco Mestras da Cultura Cearense será exibido em Tianguá. Em 23.11, a estreia será em Trairi. As cidades foram palco das locações da película, que tem entre as participantes Raimunda Lúcia Lopes, Mestra da Renda de Bilros do município de Trairí, e Expedita Moreira dos Santos, Mestra que coordena o grupo de Dança de São Gonçalo da Comunidade de Croatá, em Tianguá.
Além delas, fazem parte do documentário Lúcia Rodrigues da Silva, a Mestra Lúcia Pequeno, louceira de Limoeiro do Norte; Dina Maria Martins Lima, a Mestra Dina, vaqueira e aboiadora de Canindé; e Ana Soares de Sá Oliveira, a Mestra Ana da Rabeca, de Umari. Relatos das Mestras, depoimentos de familiares, amigos e expectadores dão um panorama da amplitude do trabalho dessas cinco mulheres, verdadeiras guardiãs da cultura cearense e nordestina.
“O documentário mostra histórias que nascem de mulheres fortes e talentosas, bem como a importância de preservar a cultura popular através de seus saberes e fazeres. Foram cinco mestras entrevistadas e voltar a essas cinco cidades, reencontrando-as, é uma experiência engrandecedora para a equipe”, afirma Emily Bernardo, integrante da produção de logística do projeto de distribuição do filme.
Luciana Tomaz, da equipe de produção do projeto de distribuição do filme, também descreve o prazer e a importância desse reencontro com as mestras e a divulgação da película em suas cidades de origem. “Está sendo incrível poder voltar aos municípios onde foram realizadas as gravações do filme, poder mostrar o trabalho feito a cada uma das mestras e das pessoas que foram entrevistadas, ver o brilho no olhar delas ao assistir ao filme. Tudo isso é muito gratificante, tanto pessoal quanto profissionalmente”, ressalta.
É justamente essa troca entre as Mestras da Cultura e a população local que irá nortear a estreia em Tianguá. Realizada no Sítio Croatá, a exibição será aberta pela Mestra da Dança de São Gonçalo com a roda de conversa “Mestres da Cultura: Guardiões da Tradição e Inspiração para o Futuro”. Na ocasião, Mestra Dona Expedita conversará com o público a respeito da transmissão de conhecimentos e do seu legado cultural. O evento contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade.
Uma produção da RDT em parceria com a Narrativa Entretenimento, “Mestras” tem direção de Ana Patrícia dos Santos, roteiro de Renata Marques e produção de Ronis Tomaz. Contou com o envolvimento de cerca de 25 profissionais cearenses em sua produção, montagem e finalização. Contemplado com o XIV Edital Ceará de Cinema e Vídeo, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e com distribuição garantida por meio da Lei Paulo Gustavo, através do Edital de apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa, o longa tem duração de 1h16 e propõe um mergulho na vida dessas cinco notáveis mulheres, guardiãs da riqueza cultural do Ceará.
Serviço
Estreia do filme “Mestras” (1h16min)
16.11 – Tianguá – Sítio Croatá, próximo à casa da Mestra Expedita – 17h
23.11 – Trairí (Timbaúba, Estrada de Canaã, em frente a Capela Nossa Senhora de Nazaré) – 19h30min