O Memorial Deputado Pontes Neto (Malce), da Assembleia Legislativa do Ceará, abre no próximo dia 17, às 9h, a exposição “Alece 190 anos: a Casa do Povo”.
A mostra apresentará a história da Alece sob diversas perspectivas, tanto a institucional como a da sociedade, de discussões, anseios e demandas – um olhar de diferentes agentes envolvidos, realçando a capacidade da Assembleia de atender às demandas do cidadão.
Nesse sentido, a exposição visa a refletir sobre fatos marcantes na história do Ceará, como, por exemplo, a abolição da escravatura e o período da ditadura civil- militar, como também em relação ao cotidiano, destacando demandas sobre temas contemporâneos como o meio ambiente e os direitos da infância e da adolescência.
Assim, procuram-se relatar aspectos sociais, políticos, patrimoniais e o compromisso da Alece e de integrantes, deputados e servidores, no sentido de construir uma democracia mais sólida e representativa, sob a ótica do Parlamento aberto.
A exposição, realizada com diversas parcerias, como com UFC e Uece, disponibilizará peças táteis, em parte dos elementos expográficos, e textos em Braille para acessibilidade de pessoas com deficiência visual.
Entre os elementos do cenário da mostra estão peças do acervo do Museu do Ceará, do Instituto do Ceará e do próprio Malce, além de reproduções de obras raras da Biblioteca do Estado do Ceará.
Serviço
Evento – Alece 190 anos: a Casa do Povo Abertura oficial em 17 de junho de 2025, às 9h
Em cartaz de 17 de junho a 17 de agosto de 2025
Local – Espaço Expositivo do Palácio Adauto Bezerra