– Têm respingado no território político do Ceará chuvas de fake news, análises fajutas e opiniões toscas. Tudo chute, talvez sob a inspiração de “consultorias”, “pesquisas” e outras arrumações ficcionais. Parece até coisa de carnaval, pura fantasia. Recomenda-se ao eleitor que procure não cair nesses contos – nenhum tem vínculo com a realidade e nem procura ter. Não faz muito tempo, sugeriu-se que Ciro Gomes (PSDB) estava de olho em possibilidades de levar o PSD para o arco de alianças que diz estar montando. Talvez nem o próprio Ciro acredite nisso, mas há quem espalhe a “notícia”. Há elementos indicando que apreciações assim descartam o que há de mais elementar: 1) O chefe do PSD chama-se Domingos Aguiar Filho, ex-deputado, ex-vice-governador e ex-conselheiro do TCM (já extinto) e do TCE; 2) Domingos é pai da vice-prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, peça importante da gestão petista de Evandro Leitão; 3) Domingos é secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, peça importante na gestão petista de Elmano de Freitas. É sério que existem pierrôs e colombinas achando que Domingos Filho vai largar isso tudo para se abraçar a alguma aventura eleitoral, de quem quer que seja?
Erva-daninha
Precoces pesquisas de intenção de voto, boa parte mal-interpretada por vontade própria de “analistas” ou simplesmente por ignorância e irresponsabilidade profissional, têm vicejado no campo pré-eleitoral. São uma praga e a única forma de combatê-las é com informação qualificada e precisa.
Não é besta não
Ciro Gomes tem mais interesse em se preservar como nome do bolsotucanismo do que em gastar tempo e energia acenando para quem não está nem aí para os encantos dele. Pode-se dizer tudo do ex-governador, ex-ministro e ex-presidenciável, menos que é um bobalhão. Experiente, Ciro sabe em que portas deve, ou pode, bater.
Marchinha
Musiquinha já ouvida em alto e bom tom na carnavalesca Fortaleza: “Amanhã é sexta-feira, 13./A folia abre alas e pede passagem./Muita gente vai festejar o Carnaval, mas o Jair não vai./Tá vendo é urso:/Não é solução, é soluço”. A gaiatice do cearense e a folia andam mesmo juntas.
Um lugar ao sol
A Agência Nacional de Energia Elétrica autorizou o início de testes das quatro usinas solares do Complexo Fotovoltaico Arapuá, no município de Jaguaruana, no Vale do Jaguaribe. O empreendimento recebeu investimento de R$ 800 milhões, soma 248 MWp de capacidade instalada e integra a empresa Kroma Energia.
Dimensões
O Complexo Arapuá foi projetado para produzir cerca de 537 GWh por ano. Isso equivale ao abastecimento de mais de 290 mil residências. As obras concluídas em novembro de 2025 e o parque soma 388.800 módulos fotovoltaicos. E haja terreno: o Arapuá foi instalado numa área de 1.094 hectares, o que corresponde ao tamanho de 644 campos de futebol – não de areninhas, mas do Castelão.
E o cocô?

A Comissão de Meio Ambiente da Câmara federal aprovou projeto que regulamenta os serviços de cuidadores de animais e de passeadores de cães. A matéria determina que os profissionais sejam treinados e tenham certificações em conhecimentos básicos sobre comportamento animal; técnicas de manejo e cuidados; e noções de primeiros socorros para animais domésticos. Mas não diz nada sobre a obrigação de recolher o cocô que os bichinhos fazem nas calçadas.
Pela vida
Já está vogando o Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. É uma ação inédita que soma os três poderes pela proteção e pela valorização dos direitos das mulheres. A articulação é definida como uma resposta do Governo do Brasil, Congresso Nacional e Poder Judiciário à escalada da violência de gênero. “A segurança de meninas e mulheres é condição necessária para a nossa evolução enquanto sociedade e para o exercício pleno da democracia”, diz o presidente Lula. É importante que os governos estaduais e prefeituras se aproximem desse esforço.
A voz do extremismo
A propósito disso, e da importância que a unidade tem para a sociedade, vale lembrar como os bolsonaristas tratam a questão. Para tanto, elege-se frase do deputado cearense André Fernandes (PL) como uma representativa manifestação de desprezo à vida a qual não se pode esquecer: “Feminicídio? Dane-se!”


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias e opiniões que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.