Por Ricardo Alcântara, escritor e publicitário:
Hoje, ouvi de um amigo uma frase habitualmente repetida na Alemanha, segundo ele, desde que o nazismo foi vencido pelas forças aliadas e pela ação heroica de muitos germânicos que souberam resistir ao terror do III Reich.
Não a conhecia, mas me dei a refletir sobre seu significado e é isso o que tenho a compartilhar hoje com vocês. Dizem eles, gravei bem: “É impossível uma pessoa ser inteligente, honesta e de extrema-direita ao mesmo tempo”.
Intrigado com o veemente rigor de sua sentença, a submeti ao método lógico e busquei exemplos vivos que pudessem servir como critérios de verificação para, ao fim, concordar: é impossível ser inteligente, honesto e de extrema-direita ao mesmo tempo.
Uma pessoa inteligente só é capaz de sustentar posições fascistas (uso o termo em sentido amplo) movida por interesses particulares ou dominada por sentimentos que não consegue controlar, nem admitir – isto é, não está sendo honesto.
No entanto, se alguém honesto, movido por um alinhamento coerente entre o que pensa e pratica, adere às ideias de extrema-direita e nelas se sente justificado, dá provas de grande deficiência cognitiva ou precária formação intelectual.
Contudo, se este indivíduo de bons propósitos, que aspira portar traços de caráter virtuosos, for inteligente e estiver amparado na observação objetiva e fiel da realidade dos fatos, certamente não conseguirá por muito tempo persistir identificado com uma ideologia excludente, preconceituosa e disposta a recomendar uma ação política de fria indiferença ao que representa a dignidade humana.
Ao perceber que metade da população adulta brasileira não se dá conta do que a candidatura de Flávio Bolsonaro de fato representa ou, ainda, que parte dela até compreende, mas cogita que ela possa legar à nação benefícios duráveis, em valores humanos ou bens materiais coletivos, fico aqui a me perguntar – mesmo resistindo a enfrentar a aspereza da resposta: O que foi feito de nós?
A pergunta tem se repetido, diversas vezes por dia em minha mente, acompanhada por um indisfarçável sentimento de tristeza: o que foi feito de nós?

Não quero, e tenho feito o pouco que me cabe para evitá-lo, ir para a cama na noite do dia 25 com a sensação de que nós, as gerações que lutaram pelo fim da ditadura militar, fracassamos. Algo em mim diz que não será assim. Preciso acreditar que não.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias e opiniões que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.