- O secretário de Governo do Estado, Chagas Vieira, fez o primeiro movimento relevante no tabuleiro de 2026 no Ceará. Chagas publicou a seguinte postagem no X, rede de interações na Internet: “Reflita: que moral tem organizador de motim para falar de segurança? E que moral tem o padrinho da pior gestão da história de Fortaleza, que ainda se aliou à extrema-direita, para falar de soluções para o Governo? Oposição é importante. Mas, quando age com hipocrisia vira piada”. Reflita também: o pequeno texto, com apenas 47 palavras e 232 caracteres, já serve para mostrar limites à política local neste e no próximo ano? Já aponta como serão as respostas aos opositores do Palácio da Abolição? Indica que o repertório de críticas vai precisar mudar para ser validado pelo poder e pelo eleitor?
Bateu, levou
Os questionamentos que encerram a abertura desta Coluna podem ser respondidos com sonoros “sim”. O primeiro, revela que o Governo do Ceará não está disposto a deixar a oposição falar o que quiser sem ser rebatida. No segundo, dá indícios de força e intensidade nos diálogos.
Toque
O terceiro ponto, sobre o repertório de críticas, tem lá sua distinção – chega a ser um (bom) conselho aos adversários: “Melhore, meninada, melhore!” Conversa mole e sem sustentação não cabe nas diferenças da política – precisa haver espaço para maturidade, inteligência e qualificação. Evita-se, assim, fazer o mesmo papel, ora exótico, ora ridículo, que têm feito os opositores de Lula. Desse jeito, quem há de ganhar é a sociedade.
Pontaria
A postagem de Chagas Vieira tem endereços e destinatários certos, mas, não duvide, muita gente é capaz de vestir a carapuça.
É, pois é…
O Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa será palco em 7 de fevereiro de filiação em massa de novos integrantes do PSB, o Partido Socialista Brasileiro que, agora, se perde pelo nome. Foi o PSB que acolheu no ano passado o deputado federal bolsonarista Júnior Mano, ex-PL, citado em investigações pesadas da Polícia Federal.
“Feminicídio? Dane-se!”
O grupo que vai virar “socialista” reúne deputados estaduais. São os que deixaram o PDT após o partido brizolista ser dominado por Ciro Gomes e transformado em força auxiliar da direita no Ceará – inclusive com apoio escancarado a André Fernandes, aquele que debocha do feminicídio.
Seja enérgica, por favor
A Enel anunciou que modernizará seis lojas de atendimento dos clientes, todas de grande porte – quatro em Fortaleza (Aldeota, Carlito Pamplona, Centro e Parangaba) e duas no Interior (Juazeiro do Norte e Caucaia), além de três de médio porte (Camocim, Eusébio e Tianguá). Também revela que planeja revitalizar 72 pontos de atendimento em todo o Estado.
O santo desconfia
Junto com essas pequenas mudanças, incluídas num pacote de investimentos de R$ 7,4 bilhões até 2027, declarado pela companhia, a Enel diz que vai acrescentar ao sistema 126 mil postes novos.
Picadeiro cidadão
Terça-feira próxima, o Centro de Hematologia do Ceará (Hemoce) receberá a troupe do circo Celestia (foto acima), que está cumprindo temporada em Fortaleza. Os artistas realizarão lá apresentação para estimular a doação de sangue. A atividade está prevista para começar às 9h e o acesso será gratuito para o público. O Hemoce fica na Av. José Bastos, 3390.