- O Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto realiza neste mês seminário intitulado “Memórias, Educação e Sociedade”. A iniciativa será no dia 11 e no dia 18. A ideia é fazer abordagens “sobre museus e espaços de memória em suas múltiplas possibilidades como campo de educação e aprendizagem”. O Memorial está se mobilizando para avaliar o potencial de compartilhamento de conhecimentos das estruturas dedicadas à preservação histórica. Mais do que uma ação ordinária, busca-se consolidar propostas essenciais para o cidadão e sua identidade, para a cultura e para a noção de coletividade. A agenda combina com dois fatos importantes e recentes na História da Assembleia: 1) a reabertura do Plenário 13 de Maio, feita na última quarta-feira, reconstruído após incêndio há quatro meses; 2) o início das movimentações para a composição da Mesa Diretora, que ganha contornos especiais com a saída de Evandro Leitão para a Prefeitura de Fortaleza.
Lugar de fala
No próximo dia 11 haverá duas mesas-redondas: “A danação do objeto: museu e educação”, com Régis Lopes, professor da UFC, a partir das 14h; e “Museus e acessibilidade”, com Carlos Viana (Projeto Acesso) e Sté Barros (professora de Libras), a partir das 15h.
Pelejas
Dia 18, os temas serão “Museus e contracolonialidade”, com Suzenalson Kanindé (mestre em Humanidades) e João do Cumbe (quilombola do Cumbe, doutorando/UFC), às 14h; e “Abolição inacabada – Lutas negras, política cearense e abolicionismo”, com Cícera Barbosa (mestra em História/UFC), Francisca Sena (doutoranda em Serviço Social/UFPE) e Hilário Ferreira (mestre e doutorando em História Social), às 15h.
O velho “Pecebão”
E por falar em memória, vale lembrar: o Memorial da Alece homenageia o ex-deputado Pontes Neto (imagem abaixo), parlamentar eleito em 1947 pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB) e que chegou a presidir a Casa. Cassado pelo funesto golpe de 1964, Pontes Neto teve foto e nome excluídos da galeria de presidentes da Assembleia do Ceará.
Justiça
A restauração da história só foi feita em 1977, a partir de projeto do então deputado Osmar Diógenes, com o retorno de Pontes Neto à Galeria. O Memorial foi criado em 1997 e instalado em 2010, cabendo a Osmar Diógenes a tarefa de coordená-lo.
Reta final
Terminam domingo (10.11) as inscrições para o Prêmio de Jornalismo da Câmara Municipal de Fortaleza. Além de valores destinados a profissionais, nas categorias Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Webjornalismo e Fotojornalismo, haverá premiações para as categorias Universitário e Comunicação Comunitária.
Prato cheio
Gastronomia e festivais gastronômicos podem se tornar beneficiários de recursos da Lei Rouanet. A Câmara federal analisa projeto que põe os segmentos no nível de outras ações culturais. A Comissão de Cultura, onde primeiro o texto vai passar, só tem um nome cearense – a petista Luizianne Lins. Na seguinte, de Finanças e Tributação, não há nenhum parlamentar local.
As juventudes e o saber
Vem aí a Feira do Conhecimento. O evento, bancado pelo Governo do Ceará, já está indo para a oitava edição e tem protagonismo das juventudes – o que é um caráter especialmente auspicioso. A Feira será de 21 a 23 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará.
De onde sai água boa
A Cagece concluiu projetão em Baturité, um dos mais importantes serranos do Ceará. A empresa investiu R$ 12 milhões para trocar a antiga rede por uma tubulação novinha em folha, com tecnologia moderna, que se espalha por 8,5 km. Foi em Baturité que enterraram os umbigos o escritor Franklin Távora, empresário de salas de cinema Luiz Severiano Ribeiro e o governador Elmano de Freitas.