- Já mencionamos aqui na Coluna as dificuldades que o bolsonarismo deve ter para enfrentar a disputa eleitoral deste ano. Afinal, 5.568 municípios estarão em processo de renovação (ou manutenção) do poder político e isso importa demais para quem busca fortalecimento e consolidação nacionais. Vale lembrar que Jair Bolsonaro, o principal nome da extrema-direita, não tem mais as vantagens competitivas de 2022, como o domínio de instrumentos de governo e a centralização de verbas federais no cenário eleitoral daquele ano. Nem mesmo potencial para promover manifestações e motociatas, como se viu nos últimos dias, o ex-presidente tem mais. Agora, com o pipocar de informações sobre articulações para salvar a pele do filho senador, Flávio, vulgo “zero-um”, o indiciamento por desvio de joias que pertencem ao governo brasileiro e o sumiço progressivo e imparável de antigos aliados, a coisa tende a piorar para ele. E como.
Reforço
O projeto Paulo Freire II, com o qual o Governo do Ceará atua em áreas rurais, vai ser anabolizado com 8 milhões de euros. O Estado já recebeu sinal verde da Assembleia para contratar empréstimo com o Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura.
Transformação
O nome completo da ação é “Projeto de Desenvolvimento de Capacidades para Superação da Fome e Mitigação dos Efeitos da Pobreza e Extrema Pobreza Rurais – Projeto Paulo Freira II”. O tributo a Freire (foto) é justo por dois motivos: homenageia o mais reconhecido e respeitado educador brasileiro, aqui e no resto do mundo, e adota a educação como uma das ferramentas de transformação social. Cerca de 320 mil pessoas em 74 municípios cearenses serão engajadas no Paulo Freire II.
Fé e força
Por falta de água os romeiros e moradores de Juazeiro do Norte não passaram perrengue este ano. A Cagece operou uma série de ajustes no sistema para evitar que o grande fluxo de devotos do Padre Cícero, que foram ao município homenagear o santo popular, afetasse o abastecimento. Não foi milagre; foi trabalho mesmo.
Outros tempos
O Detran tirou as férias escolares de julho para reforçar ações educativas no litoral cearense. E vem abordando motoristas e pedestres em pontos turísticos para tratar de medidas de segurança e prudência no trânsito. Algo que, anos atrás, era feito com bloquinhos de multas nas mãos dos agentes.
Com maturidade
Atento a empreendedores e interessados em empreender com mais de 50 anos de idade, o Sebrae-CE vai realizar evento especial para esse público no próximo dia 31. Será na Fábrica de Negócios (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema). Começa às 13h. Etarismo passa longe.
Ah, tá!
Leva a assinatura do deputado Eduardo Bismarck (PDT) projeto que cria a “Política Estadual de Fortalecimento das Costureiras em Facção do Ceará”. Bismarck, ainda bem!, faz questão de ressaltar que facção tem a ver mesmo é com produção de roupas.
Estamos aí
Esta Coluna é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos também estão disponíveis em https://bit.ly/3q4AETZ. Leia e compartilhe.