- Informação publicada ontem pelo OPINIÃO CE: “O governador Elmano de Freitas aparece em 8º lugar na pesquisa realizada pelo Instituto Atlas Intel nos estados brasileiros. A Atlas tem feito aferições para a CNN. (…) Em relação ao Nordeste, [Elmano, na foto] é o 3º melhor avaliado, atrás do governador do Piauí, Rafael Fonteles (2º do Brasil), e da Paraíba, João Azevedo (5º do Brasil)”. A notícia, pode-se apostar, chega como relevante trunfo governista nas campanhas municipais – inclusive a de Fortaleza, é claro. E isso é a certeza de que haverá reações contrárias dos adversários. Assim é a política, enfim. De todo modo, em qualquer situação é legítimo avaliar que a posição privilegiada oferece a Elmano de Freitas e às forças apoiadas por ele uma vantagem competitiva considerável. Os números apontados pela pesquisa Atlas não são movidos diretamente pelas disputas eleitorais, mas podem ser motores e combustíveis importantes para aquecer debates e abordagens com o eleitorado.
Pedro Barrichello
O vereador Pedro Matos (PL) apresentou projeto que é, no mínimo, cópia de outros que têm mais de 20 anos de existência. A ideia é obrigar a Prefeitura a instalar obras de arte em edificações públicas. Quem primeiro apresentou proposta assim foi Idalmir Feitosa, ainda na era Juraci Magalhães (1990-93).
Pódium
Nas contas da Polícia cearense, passam de 300 as vítimas de uma estelionatária presa na última semana no município de Caucaia. A performance da moça é de dar inveja ao célebre ex-comediante gaúcho (e ex-BBB) “Nêgo Di”.
Ida e volta
O deputado/vereador Antônio Henrique (PDT, foto) apareceu com uma exótica reivindicação na Assembleia do Ceará. Ele quer que o Governo do Estado dê mais dinheiro ao IJF, hospital municipal. Mais do que já destina. Henrique não nota que 1) O erário estadual segue leis e não pode sair por aí distribuindo recursos conforme a vontade do governante ou de um parlamentar; 2) A Prefeitura poderia oferecer otimização e transparência como contrapartida.
Cores da liberdade
Composto há seis anos por 22 artistas plásticos cearenses, o coletivo Calçada 2.0 se integrou às celebrações dos 200 anos da Confederação do Equador – movimento libertário que defendeu o Nordeste independe do Brasil. Era uma articulação republicana que acabou sendo massacrada pelas forças do imperador D. Pedro I.
Mãos às obras
Pois bem: os artistas do Calçada 2.0 estão agora produzindo 20 telas coletivamente, que serão apresentadas no próximo dia 26 em audiência da Assembleia Legislativa do Ceará. O projeto é apoiado pela Fundação Sintaf, Sindicato dos Fazendários do Ceará e Estação de Cultura Ecopedagógica e Instituto Bárbara de Alencar.
Cangaço na pauta da economia
Tem a assinatura do superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, análise que vem sendo apresentada em eventos nacionais do órgão. O trabalho tem o título de “Glosas sobre o Cangaço e a Economia Criativa Nordestina”. O texto está disponível em https://encr.pw/Ylruw.
Um dia
Está marcada para o próximo dia 27 sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Contas do Ceará para analisar o Parecer Prévio das Contas do governador do Estado, Elmano de Freitas, referente ao exercício 2023. A sessão começará às 10 horas, aberta ao público. Será uma terça-feira, sem feriado nem data festiva.