- O período pós-eleição colocou no colo da política cearense uma dúvida: o que fazer com o grupo (ou o resto do grupo) liderado pelo ex-presidenciável Ciro Gomes? Pode ser atroz, mas é o que há para hoje. Ainda no PDT, identificado como de “esquerda” pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, a quem se aliou, a banda de Ciro não achou destino para um eventual êxodo partidário. Parte do PDT não o quer, isso tem sido dito com clareza por interlocutores da Coluna – para quê, afinal? Mais confortável e seguro para os pedetistas é ficar ao lado do PT, agora hegemônico por estas plagas, somando governos federal, estadual e municipal. Até o União Brasil, sigla que abriga o ex-deputado Wagner Sousa e aliados, o ignora. O próprio Wagner, sem citar Ciro Gomes, admite ter convidado o ex-prefeito Roberto Cláudio. E só. O político sobralense, conhecido pela retórica afiada e pela hostilidade contra quem entende como “inimigo”, não mereceu, pelo menos publicamente, gesto nenhum de acolhimento por nenhum partido.
Rumo
O PL, de André Fernandes e de Jair Bolsonaro, poderia ser o rumo para o cirismo. O próprio Bolsonaro reconheceu, na semana passada, que Ciro apoiou André para a Prefeitura de Fortaleza – classificando-o como de “esquerda”. Mas, até agora, nem o comando nacional nem o local deram um pio sobre isso.
Na frente
Nesse cenário, por primeiro se apresentar e se dispor a receber críticas e elogios, Wagner Sousa dá passos mais largos na direção de assumir o posto de líder da oposição. Faz o que é certo, embora não se saiba como será a reação de outros agentes que pleiteiam a posição.
Vai orando!
Textos da Bíblia (cristãos) e da Torá (judeus) relatam que os hebreus vagaram no deserto por 40 anos. Se quiserem destino diferente, os ciritas precisam se ligar.
As juventudes e o saber
Vem aí a Feira do Conhecimento. O evento, bancado pelo Governo do Ceará, já está indo para a oitava edição e tem protagonismo das juventudes – o que é um caráter especialmente auspicioso. A Feira será de 21 a 23 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará.
Crise, que crise?
O Dia das Crianças teria movimentado R$ 285 milhões no setor varejista de Fortaleza. O desempenho, segundo a Fecomércio, representaria crescimento de 1,8% em relação à mesma data em 2023. Outra data com intensa movimentação da economia, o Dia de Finados, teria alcançado ocupação hoteleira superior a 90% em Juazeiro do Norte.
Esse Dino!
Acusado pela extrema-direita de ser contra a liberdade de expressão, o ministro Flávio Dino, do STF, mandou tirar de circulação quatro livros de certos Luciano e Fernando Dalvi. São publicações da área de Direito. Numa, os autores defendem que “funcionários afeminados” possam ser demitidos por justa causa. Noutra, definem homossexualidade como “prática doentia” e “anomalia sexual”. Uma terceira se refere a mulheres de “uso exclusivo de jovens playboys”.
Contém ironia
É cada vez mais espantosa a perseguição da ditadura globalista aos cidadãos de bem.
Falta do que pensar
Há na esquerda brasileira focos de dúvida: se vencer nas eleições dos EUA, que começam hoje, Kamala Harris será uma presidenta boa para a Democracia? Sim, acredite: há mesmo entre os progressistas que estiveram à beira de um golpe de estado em 8 de janeiro de 2023 quem ache que Kamala e Donald Trump têm a mesma substância.
Acompanhe
A Coluna do jornalista Roberto Maciel é publicada às terças e quintas-feiras e aos sábados no jornal Opinião (www.opiniaoce.com.br) e no portal InvestNordeste (www.portalinvestne.com.br). Os textos estão ainda em https://bit.ly/3q4AETZ.