- “Tenho hoje só mais uma hora, por aí, para ainda reclamar do resultado. Depois, vou analisar como posso melhorar e ir pra peleja. Só assim vou poder dormir. Ou não”. A frase é de um experiente militante petista e cutista. Foi dita domingo à Coluna, por volta das 22 horas, quando já haviam sido contados todos os votos na disputa de primeiro turno pela Prefeitura de Fortaleza. Esse, avalia ele, é o sentimento que precisa envolver todos os apoiadores de Evandro Leitão. “Não é o simples sentimento otimista. Não houve derrota, mas um posicionamento da candidatura que tem como ser aprimorado e que precisa ser aprimorado”, teoriza. Talvez seja esse o caminho a ser seguido não apenas pela campanha de Evandro, mas também pela de Waldemir Catanho, o petista que concorre à Prefeitura de Caucaia. A avaliação da militância é de que o empenho e o engajamento, só essa soma, pode impedir o avanço bolsonarista nas duas cidades onde haverá segundo turno em 27 de outubro.
Fôlego
Ainda domingo à noite, a secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela, publicou nas redes sociais a seguinte mensagem: “Vencemos! Saímos com menos de 5% contra a máquina da Prefeitura, contra a luta suja da extrema-direita e chegamos ao segundo turno com mais de 34%!!! (…) Vamos nos dedicar ainda mais, (…) alinhar os trabalhos com a coordenação da campanha para celebrar a vitória no fim de outubro”.
Muito
A mãe de Luísa, Izolda Cela (PDT), ex-governadora, acabava de ter sido derrotada em Sobral pelo empresário e deputado estadual Oscar Rodrigues (UB). Isso não tirou da secretária o foco na eleição em Fortaleza. “Temos muito o que fazer pelo Ceará”, diz.
*Radar*
Há de se cortejar também o PDT, sobretudo o ex-prefeito Roberto Cláudio – reconhecido até por petistas como exemplar prefeito de capital. RC foi alçado à condição de líder do pedetismo pela mais absoluta incompatibilidade de José Sarto e Ciro Gomes com o exercício do comando partidário. Mais: os oito vereadores eleitos pelo PDT também terão destaque no radar petista.
*Rigor*
As projeções das pesquisas para o segundo turno em Fortaleza indicam empate entre André Fernandes (PL) e Evandro Leitão. A do Instituto Quaest indica 43% x 43%. A do Datafolha dá leve vantagem para o bolsominion: 45% contra 44% do candidato de Lula.
*Acabou a moleza*
Termina hoje o período definido pelo TSE em que nenhum votante, homem ou mulher, poderia ser preso ou detido no primeiro turno das eleições. O novo salvo-conduto, para o segundo turno, só começa a valer no próximo dia 22, seguindo até 29.
*Fala que eu te escuto*
O Tribunal de Justiça do Ceará está realizando na Internet consulta ao público. É a “Pesquisa de Satisfação do Judiciário”, com a qual pretende apurar o que o usuário dos serviços do TJCE acha do que recebe. Quem quiser participar deve acessar https://www.tjce.jus.br.
*Bateu saudade?*
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV será retomada já nesta semana. Em Fortaleza e em Caucaia haverá espaços para exposição de propostas e ideias dos candidatos Evandro Leitão e André Fernandes e Waldemir Catanho e Naumi Amorim. Ao menos é o que se espera.