-
- É verdade: o Instituto “Veritá” deve divulgar amanhã pesquisa de intenção de votos em Fortaleza. O dia, aliás, estará repleto de projeções sobre como serão as urnas de domingo. Também amanhã, um certo e pouco conhecido “Sensatus”, contratado pela rádio Uirapuru Jaguaribana, apresenta números sobre a disputa na capital, devendo fazer o mesmo uma certa e também pouco conhecida “Anza”, contratada pela Rede ANC. Fique muito atento a esses números. O dia, aliás, será pródigo de sondagens. Um igualmente pouco conhecido “Franca” deve também sair com pesquisa, sem contratante. O pelotão mais conhecido está do mesmo jeito no bolo: o Real Big Time, a serviço da 3 Poderes Mídia e Comunicação, é outro instituto a apresentar amanhã estudo sobre os humores do eleitor, assim como a 100% Cidades (ou Futura Inteligência). O Paraná Pesquisas resolveu divergir da maioria e promete publicar hoje levantamento realizado de domingo a ontem.
Na frente
Já a empresa Quaest, contratada pela TV Verdes Mares, divulgou ontem os resultados que apurou domingo passado como projeção para domingo que vem. Terça-feira passada foi a vez do Instituto Ideia.
Vizinhança
Caucaia, onde a disputa é entre Waldemir Catanho (PT) e Naumi Amorim (PSD), também está na mira dos pesquisadores. Anza, Paraná, Veritá, Atlas/Intel e uma certa Phoenix fizeram na Justiça Eleitoral registros de levantamentos.
Caminho a descobrir
Convertido ao bolsonarismo, o presidente da Câmara de Fortaleza parece não ter ainda se acostumado à realidade pela qual optou. Gardel Rolim (PDT) foi nesta semana a evento interno e elogiou apanhado de publicações da Casa no qual constam o Estatuto da Criança e do Adolescente; o Estatuto da Pessoa Idosa; o Estatuto da Pessoa com Deficiência; a Lei Maria da Penha; e o Código de Defesa do Consumidor.
Para trás
Apesar dos avanços cidadãos que essas legislações estabeleceram no País, os bolsonaristas-raízes costumam tentar neutralizá-las e chamam de “frescura” qualquer norma que proteja os desprotegidos. Gardel precisa se atualizar.
Números
O Anuário de Segurança Pública, estudo do Fórum Nacional da Segurança Pública, indica que no ano passado 1.467 mulheres foram assassinadas no Brasil por serem mulheres. E que a cada seis minutos uma menina ou adulta é vítima de violência sexual. O Anuário revela também, com base em dados de secretarias estaduais, que 113 casos de importunação sexual são denunciados a cada 24 horas no País.
A verdade dos fatos
Apesar da gravidade, figuras do neointegralismo tratam a luta contra o feminicídio como “mimimi”, como questão menor. E desprezam a mobilização social, pregando que as minorias têm de se anular perante a maioria. Jair Bolsonaro e muitos seguidores, inclusive LGBT e mulheres, chegaram a dizer isso publicamente. Uns mentem e tentam negar o que falaram, mas acabam desmascarados.
Perna Cabeluda
Para não sofrer o trauma do complexo de inferioridade, a candidata a vice de André Fernandes (PL), Alcyvânia Pinheiro, lançou no mercado de fake news uma bem cabeluda: disse que postos de saúde da Prefeitura de Fortaleza distribuem cartilhas ensinando gestantes a abortarem em casa.
Lama para todos os lados
O que disse Alcyvânia, engajada no movimento carismático Shalom, fere as leis dos homens e da Deus – o oitavo mandamento, especificamente. Você pode conferir a mentira da católica Alcyvânia neste link: www.instagram.com/p/C_QMlWEOwm5/.
Quem cala consente?
A Prefeitura de Fortaleza não se manifestou sobre a mentira divulgada por Alcyvânia Pinheiro. Ficou na mais completa omissão. O máximo que a Coluna obteve foi a avaliação de que “isso é um delírio”, sob reserva, de uma indignada autoridade graduada da Saúde municipal.