Para universalizar o acesso aos serviços de esgotamento sanitário e atender às metas do Marco Legal do Saneamento, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) está investindo R$ 255 milhões na ampliação da rede de esgoto em dez bairros de Fortaleza. O serviço vai beneficiar 300 mil pessoas. Quando estiver concluída, somente esta obra vai aumentar o percentual de cobertura de esgoto em cerca de 3%.
De acordo com o gerente de Obras da Cagece, Celso Lira, este é atualmente o maior contrato em execução na companhia e conta com a implantação de mais de 200 km de rede coletora de esgoto, três estações elevatórias e uma estação de tratamento de esgoto. “Vamos instalar uma estação de tratamento de esgoto compacta de alta tecnologia, com rápida instalação e com tratamento terciário, cujo produto final pode ser reutilizado para fins industriais”, explica.
O gestor acrescenta que inicialmente a estação de tratamento terá capacidade de vazão máxima inicial de 564l/s, com previsão de ampliação de vazão para 1.000l/s nos próximos vinte anos. Além disso, ele explica que o planejamento da obra busca executar a implantação da rede de modo que a gravidade atue no transporte dos efluentes para a estação de tratamento com o objetivo de otimizar o serviço e economizar energia elétrica.
A obra conta com vinte e quatro frentes de trabalho e com 30% dos serviços finalizados. Os dez bairros contemplados são os que estão à margem esquerda do Rio Cocó: Itaperi, Serrinha, Dendê, Jardim Cearense, Parque Dois Irmãos, Mondubim, Maraponga, Passaré, Dias Macêdo e Boa Vista.