A parceria de Cooperação Sul-Sul Trilateral entre Unicef e Governo Brasileiro, que conta com a Cagece como Instituição Brasileira Cooperante (IBC), completou dez anos. Iniciada em 2014, essa colaboração surgiu a partir de uma demanda da Etiópia para conhecer tecnologias brasileiras em saneamento, água e higiene (WASH), incluindo esgotamento simplificado.
A parceria é coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e pelo Unicef, nela a Cagece tem atuado como parceiro técnico, oferecendo assistência e compartilhando boas práticas do Ceará, como o esgotamento condominial e o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). A expertise da companhia é fundamental especialmente devido às semelhanças geográficas do Ceará com a Etiópia.
A cooperação da Cagece inclui as áreas de projetos de engenharia, contábil e social. Como resultado, no caso do projeto com Angola, a Cagece ajudou de forma direta na capacitação de 72 representantes de 14 instituições Angolanas. Além da capacitação em si, tanto no âmbito do projeto com Etiópia quanto no projeto com Angola, a Cagece tem tido um papel fundamental para o desenvolvimento e a testagem de pilotos de sistemas de saneamento com soluções saudáveis e sustentáveis.
Para Niklas Stephan, representante do Unicef Brasil “a Cagece não é apenas um prestador de apoio técnico, mas um parceiro estratégico ativo na elaboração e acompanhamento de projetos de cooperação, assim como no planejamento de atividades pontuais como, por exemplo, visitas de estudo. Desta forma, a Cagece tem se tornado um parceiro chave no que se refere à temática de WASH”, destacou.
Desde a primeira demanda em WASH da Etiópia, em 2014, o Programa Brasil-Unicef de Cooperação Sul-Sul Trilateral tem atendido demandas de mais sete países nesta mesma temática: Angola, Burundi, Essuatíni, Malaui, Madagascar, Moçambique, e Namíbia, sempre em colaboração com a Cagece e outros parceiros do Governo Federal e do Governo do Ceará.