Texto do jornalista Roberto Maciel, editor do portal InvestNE:
Antônio Carlos Belchior nasceu em 26 de outubro de 1946. Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945. Belchior conheceu o mundo por Sobral, no Interior do Ceará, e o mundo o conheceu pela qualidade poética e pelo brilho musical. Lula conheceu o mundo por Garanhuns, no Interior de Pernambuco, e o mundo o conheceu por meio das lutas sindicais, da política e da extraordinária capacidade de articulação e aglutinação de forças.
Belchior e Lula, nascidos na mesma linha de tempo – a conturbada década de 1940, marcada pela carnificina nazista cometida na Segunda Grande Guerra – deixaram o Nordeste brasileiro para enriquecerem a arte e as relações sociais. Contribuíram e contribuem com gerações mais sadias, mais capazes, mais participativas.
As marcas de um e de outro são referências que não podem ser deixadas ao largo por quem está atento ao desenvolvimento das pessoas, à defesa Democracia e ao estímulo da inteligência. Mais: por quem não admite um mundo desigual e sem respeito às diferenças.
Lula e Belchior, aniversariantes neste fim-de-semana decisivo para o Brasil, para o Ceará e para Fortaleza, merecem ser homenageados com o voto na pluralidade, no compartilhamento, no crescimento e na solidariedade.
*** ***
A propósito, Lula ganhou hoje essa comovente manifestação que representa a diversidade, os sotaques e os amores que povo brasileiro tem por ele – clique para ver: