A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) investiu mais de R$ 102 mil na automação do sistema de abastecimento de água do município de Lavras da Mangabeira. A ação possibilita o monitoramento do sistema em tempo real desde a captação do recurso hídrico até a sua distribuição, promovendo a redução de perdas e otimizando o abastecimento.
“Através da automação podemos acompanhar de forma instantânea como o sistema de abastecimento está funcionando, também recebemos relatórios sobre o comportamento de todo o sistema. A implantação tem ajudado a reduzir as perdas por vazamentos de água, além de otimizar o abastecimento para toda a população”, explica o coordenador de operações industriais da Cagece, Renato Silva.
O sistema conta com quatro Unidades de Transmissão Remota (UTRs) que monitoram a captação e a Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada a 24 km da cidade, até os 4 reservatórios que compõem o sistema de distribuição.
O projeto faz parte de um plano de melhorias para o abastecimento do município, que já implementou a substituição de mais de 5 km de adutora, instalação de equipamentos de proteção, detecção e retirada de ligações irregulares, além da construção de reforços de rede e anéis de distribuição.