Capacita Pet: Governo do Ceará e Fundação Demócrito Rocha lançam capacitação gratuita sobre proteção animal

Conscientizar a população sobre a defesa dos animais e as políticas públicas de proteção animal no Ceará. Esse é o objetivo do Capacita Pet Ceará, programa de capacitação gratuita lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Animal do Ceará (Sepa), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha (FDR). O lançamento foi feito nesta quarta-feira (6.11), no Palácio da Abolição, em Fortaleza, com a presença do governador Elmano de Freitas, autoridades e protetores da causa animal.

O Capacita Pet Ceará vai oferecer conhecimentos básicos sobre proteção animal, tendo como público-alvo protetores, gestores de clínicas veterinárias e abrigos de animais, estudantes e profissionais de medicina veterinária. A meta é capacitar 2.500 pessoas nessa primeira fase.

“Estamos avançando nas políticas públicas de proteção animal no Ceará. Criamos uma Secretaria, temos clínicas cadastradas atendendo gratuitamente, distribuímos coleiras [antiparasitárias], além de atendimento móvel à população. Agora vamos entrar em um processo de educação, para fortalecer o trabalho dos protetores, para que as pessoas tenham mais conhecimentos. Vamos criando uma consciência ambiental cada vez mais importante para a saúde pública em nossas cidades e proteção dos animais”, destaca o governador Elmano de Freitas.

 

Para isso, o conteúdo do curso aborda a legislação vigente sobre defesa dos animais e as políticas públicas existentes no Ceará de proteção animal, além de capacitar para procedimentos básicos de resgate e reabilitação animal e para o trabalho voluntário de proteção animal.

O Capacita Pet Ceará terá duração de seis meses, período em que serão realizadas 98 turmas presenciais, contemplado as 14 macrorregiões do estado e as 12 regionais de Fortaleza, além de duas turmas online. O curso terá certificado de participação.

Elmano de Freitas frisa que a boa convivência com os animais torna as pessoas melhores. “O Capacita Pet é muito importante para que a gente possa formar cidadãos com mais sensibilidade. A maioria das pessoas gosta dos animais, e algumas pessoas, por uma situação ou outra, às vezes por trauma na vida, acabam querendo descontar nos animais problemas que são da sua história de vida. E os animais não têm nada a ver com isso. Temos que ter consciência que os animais têm o direito a serem bem tratados”.

Secretário da Proteção Animal, David Rattacaso defende que a capacitação permite interiorizar a atuação da Sepa. “Conscientizar as pessoas sobre o bem-estar animal aumenta o alcance das nossas políticas. Queremos atingir todas as regiões do Ceará”, reforça o titular da Sepa.

O cronograma de realização com detalhamento de locais, data e horário de realização das turmas, bem como o link para realização de inscrições, será divulgado no dia 25 de novembro. Mais informações nos sites protecaoanimal.ce.gov.br e fdr.org.br

Juntos pela causa animal

Marcos Tardin, gerente-geral da Fundação Demócrito Rocha, acredita que a parceria abre um capítulo inovador. “É uma iniciativa inovadora no País, não só no Nordeste. Essa capacitação tem um efeito multiplicador muito positivo nessa relação da sociedade com os animais”, acrescenta.

A proteção animal voluntária ganha força com a difusão do conhecimento. É o que afirma a coordenadora da Ong Abrace, Rina Teles. “Desde cedo tratar, conversar, esse assunto, que antigamente era tão negligenciado, trazendo para sociedade o quanto é importante essa formação”, avalia.

Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB-CE, Georgia Carioca também ressalta o diálogo entre poder público e sociedade em prol dos animais. “Não é só o poder público responsável pela proteção da fauna, é a coletividade também”.

Conteúdo

Cada turma terá a duração de quatro horas, abordando conteúdos específicos em uma linguagem acessível, voltada tanto para o público especializado quanto para voluntários e demais interessados na causa animal. Os participantes receberão orientações práticas e teóricas divididas em quatro eixos temáticos.

O primeiro eixo tratará da legislação vigente sobre defesa dos animais, detalhando as leis e normas que asseguram os direitos dos animais no contexto estadual e nacional.

O segundo eixo apresentará a política pública de proteção animal no Ceará, oferecendo uma visão abrangente das ações e programas que o Estado desenvolve para garantir o bem-estar e a proteção dos animais.

O terceiro eixo será dedicado aos procedimentos básicos de resgate e reabilitação, com orientações sobre como atuar em casos de emergência, como resgatar e fornecer os primeiros cuidados a animais em situação de risco, até que eles possam ser encaminhados para o atendimento adequado.

O quarto eixo discutirá o trabalho voluntário na proteção animal, com temas relacionados a cuidados específicos, treinamentos necessários e gestão de atividades voluntárias. Esse módulo busca fortalecer o engajamento de voluntários, oferecendo ferramentas para que atuem com mais eficiência e conhecimento técnico.

Compartilhe o artigo:

ANÚNCIOS

Banner-Coluna-1
Edit Template

Sobre

Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.

Contato

contato@portalinvestne.com.br

Portal InvestNE. Todos os direitos reservados © 2024 Criado por Agência Cientz