A Secretaria da Cultura, lança quinta-feira, 29 de janeiro, o Ciclo Ceará Carnavalesco 2026. O ato será realizado às 17h, na calçada do Theatro José de Alencar. Este ano, o ciclo tem como tema “Entre cantigas e cortejos, mulheres ecoam a ancestralidade!”, uma homenagem a duas mulheres que representam a força, a resistência e a riqueza da cultura afro-brasileira no Ceará: Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira (in memoriam).
O público poderá acompanhar o “Encontro dos Patronos – O Orixá do Afoxé”, com apresentação dos Estandartes e Patronos dos Afoxés: Acabaca, Alakayê, Filhos de Oyá, Obá Sá Rewá, Obatalá, Ogum, Omõrisá Odé e Oxum Odolá, além do Batuque do Afoxé Omõrisá Odé. Também será feita a homenagem in memorian à Maria de Fátima Marcelino e Maria Lúcia Simão Pereira, que inspiram o tema deste ano. Para celebrar o momento solene, o Tesouro Vivo da Cultura e do maracatu cearense também estará presente, Mestre Rainha Almeida.
Também integrando atividades do ciclo, duas formações são realizadas. Com inscrições abertas, temos a oficina de Turbantes Afro, que acontece no dia 24 de janeiro, de forma gratuita, mediante inscrição prévia no link do perfil @ciclocarnavalescoce, na sede do Grupo Criat, às 9h, no bairro Bom Jardim. E a Formação para Pesquisadores(as)/Avaliadores(
O Ciclo Ceará Carnavalesco 2026 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), em parceria com o Instituto União Arte, Educação e Culturas Populares e produção da EnCena Produções.


Fique por dentro do mundo financeiro das notícias que rolam no Ceará, Nordeste e Brasil.