Apesar de muito discutida, são poucas as pessoas que conseguem organizar a vida financeira de forma que se mantenha equilibrada. Só em fevereiro deste ano, mais de 65 milhões de brasileiros estavam negativados, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Acredita-se que o aumento dos juros e a instabilidade econômica como um todo tenham contribuído para a inadimplência da população.
Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online, acredita que ainda falta consciência sobre os gastos, e sobretudo, um aprendizado aprofundado de como lidar com as finanças. “Entender o universo financeiro realmente não é uma tarefa fácil, mas existem diversas formas de aprender sobre o assunto e pôr em prática hábitos saudáveis sem ter medo de ficar sem dinheiro ou acumular dívidas. Acompanhar tutoriais ou ler livros, por exemplo, podem ser o primeiro passo para se educar e aprender a equilibrar as contas”, explica.
Por isso, em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado dia 23 de abril, a executiva aponta quatro edições para brasileiros lerem e iniciarem uma vida financeira saudável. Confira:
“Como Organizar sua Vida Financeira”, de Gustavo Cerbasi
Planejamento é um dos primeiros passos para ter uma saúde financeira e esse é o ponto central do livro de Gustavo Cerbasi. O autor aborda os temas-chave e ajuda o leitor a realizar um diagnóstico da sua situação atual e a aprender a analisar seu orçamento doméstico, identificando os pontos que podem ser aperfeiçoados.
“Educação Financeira ao Alcance de Todos”, de José Pio Martins
Neste livro, o autor se dedica a ensinar como resolver as principais questões do dia a dia envolvendo dinheiro. Com linguagem clara e agradável, Martins explica de forma democrática termos e temas complexos, como geração de renda, passivo circulante ou patrimônio líquido.
“Saiba mais para gastar menos: Aprenda a desenvolver sua inteligência financeira”, de Elaine Toledo
“Você ganha pouco ou está gastando demais?” é a pergunta respondida por Elaine Toledo em seu livro. A partir de uma escrita clara e explicativa, a autora apresenta uma ferramenta que ajudará o leitor a melhorar o balanço das contas e a “sair do buraco” por meio de exemplos práticos que abordam a poupança e a sustentabilidade financeira.
“A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade”, de Morgan Housel
A autora apresenta casos de sucessos e fracassos de investidores que demonstram a importância do fator mental na condução das finanças. Ela ensina formas de administrar e fazer o dinheiro render, e aponta a percepção de que cuidar da vida financeira não se trata apenas de métodos matemáticos, mas sim da convivência com a família e reuniões com os colegas de trabalho.