A companhia chinesa Jing Jin confirmou que será uma das participantes da Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente (Fenasan), o principal evento do setor de saneamento no Brasil que acontecerá de hoje (22.10) a quinta-feira (24 de outubro), em São Paulo. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos um quarto da população do país ainda não tem acesso ao saneamento básico e cerca de 74% dos resíduos sólidos são despejados sem tratamento adequado em rios e córregos o que faz do assunto uma pauta urgente nas agendas políticas e econômicas. De acordo com o Marco Legal do Saneamento, o objetivo é que até 2033, 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgotamento sanitário, o que exigirá soluções inovadoras e sustentáveis. É mirando nestas metas que a gigante chinesa JingJin, através da JingJin Brasil, anunciou que trará para o mercado brasileiro a Prensa Desaguadora – MDS (Multi Disk Screw), um equipamento de alta eficiência que promete acelerar o desaguamento e destinação de lodos sanitários.
De acordo com a empresa, o equipamento inovador passou por testes de performance em unidades de tratamento de esgoto no país e obteve resultados que superaram a performance das tecnologias atuais de tratamento em uso no Brasil como centrífugas e leitos de secagem. A Prensa Desaguadora – MDS, trazida da China e já disponível ao mercado brasileiro, estará exposta no estande da empresa durante a Fenasan junto de um time de consultores que apresentarão a solução e suas especificações técnicas. De acordo com Wesley Xavier, CEO da JingJin Brasil “O consumo energético do equipamento é até dez vezes menor, operando a baixas rotações (menos de 10 RPM), e por sua operação autônoma e automatizada, o MDS não exige a presença constante de operadores, o que reduz significativamente os custos operacionais para as companhias de saneamento. Além disso, os teste indicaram que a MDS apresenta uma performance superior às soluções habituais, atingindo até 25% de concentração de sólidos em condições reais de tratamento.”
Ainda de acordo com Xavier, a inovação trazida pela JingJin não se restringe ao equipamento em si. O MDS pode ser acoplado a filtros prensa, potencializando em até três vezes a desidratação dos lodos, o que reduz significativamente os custos de destinação e aumenta a competitividade dos processos de saneamento. A JingJin é a maior fabricante de filtros prensa do mundo e ocupa relevant fatia do mercado de equipamentos com tecnologia avançada em separação sólidos-líquidos presente em mais de 120 países. Com ampla presença no mercado nacional de filtros prensa, a empresa conta com uma sede em Nova Lima, Minas Gerais, oferecendo assistência técnica e fornecimento de peças de reposição aos clientes brasileiros.
Com a promessa de uma tecnologia disruptiva, o setor de saneamento no Brasil pode ganhar um impulso importante, tanto em termos de viabilidade econômica quanto na melhoria da eficiência dos serviços prestados. A expectativa é que o MDS, da JingJin, seja um dos destaques na Fenasan 2024, e que sua adoção ajude a acelerar a universalização do saneamento, garantindo um futuro mais sustentável para milhões de brasileiros. A feira acontecerá no Expo Center Norte em São Paulo com o tema central “Saneamento Ambiental: condição fundamental para o enfrentamento das mudanças climáticas” e é promovido pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento. A entrada é livre.