O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), não reeleito, visitou as obras do novo hospital Gonzaguinha de Messejana. A primeira etapa do equipamento foi entregue em setembro e, segundo o prefeito, já funciona com seis salas de pré-parto, parto e pós-parto, 22 leitos de alojamento conjunto, 10 Unidades de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional e uma sala cirúrgica. A obra já alcança 92% de conclusão e o investimento declarado pela Prefeitura é de R$ 33 milhões,.
“Todo grande hospital é entregue por etapas. A inauguração ocorreu em 26 de setembro. Desde então, o hospital está em funcionamento e realizando partos. Demolimos a antiga estrutura, que contava com 85 leitos, e reconstruímos tudo do zero, com equipamentos de ponta e consultoria de especialistas. Agora, o novo Gonzaguinha vai contar com 107 leitos. Estamos nas fases finais do projeto, e a previsão é entregar as próximas etapas à Secretaria de Saúde até dezembro”, informou Sarto, o único prefeito de Fortaleza a não conseguir novo mandato após a instituição da reeleição – admitindo que “inaugurou” o Gonzaguinha sem que a obra estivesse finalizada.
A segunda etapa compreenderá mais 30 leitos de enfermaria, setor administrativo e ambulatório. Já a terceira etapa trará mais 30 leitos de enfermaria, um banco de leite, lactário, cozinha e refeitório. A capacidade total de atendimento será ampliada de 85 para 107 leitos, aumento de 25%. A área total também foi expandida, conforme o Município, passando de 4.545 m² para 6.300 m².
Abaixo, informações da Prefeitura de Fortaleza:
“O hospital já está em funcionamento, com atendimento 24 horas, voltado para gestantes de risco habitual. Contamos com uma equipe de ginecologistas e neonatologistas, além de parte do ambulatório e do setor de imagem, que já estão operando. Com a entrega das novas etapas, planejamos expandir o hospital, oferecendo à população cerca de 107 leitos de internação. Quem ganha com isso é o município de Fortaleza”, comentou Marcos Aurélio Medeiros, diretor do Gonzaguinha de Messejana.
Rede Materno-Infantil
Referência em partos humanizados, o Gonzaguinha de Messejana integra a rede materno-infantil de Fortaleza, que inclui o Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará, Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter, Hospital Nossa Senhora da Conceição e o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, que acolhe pacientes via Central de Regulação Municipal.
Durante o pré-natal, as gestantes são vinculadas à maternidade municipal de referência, garantindo segurança às pacientes e prevenindo complicações durante a gravidez.
A primeira unidade contemplada no projeto de modernização da rede materno-infantil foi o novo Gonzaguinha do José Walter, reinaugurado em julho de 2022. Esse hospital é uma referência em Fortaleza, liderando o número de partos entre os hospitais públicos e privados da capital.
A estrutura antiga do Gonzaguinha do José Walter contava com 44 leitos de internação clínica e 10 de observação, totalizando 54 leitos. Após a reestruturação, a unidade triplicou essa quantidade, passando para 154 leitos – o que representa um aumento de 145% em sua capacidade.
Somente em 2023, a rede materno-infantil realizou mais de 10 mil partos nas maternidades próprias do município.